Um pequeno raio-x do Legislativo de Cambé em 2021

  1. Home
  2. /
  3. NotĂ­cias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Um pequeno raio-x do...

Apoio na vacinação contra a Covid-19 e extinção de cargos são algumas das ações realizadas pelo Legislativo cambeense neste ano

O presidente da Câmara de Cambé, Fernando Lima

A Câmara de Cambé conta com 10 vereadores e tem suas sessões ordinárias às segundas, a partir das 18 horas. Nesses quase 10 meses do primeiro ano da nova legislatura, a Casa de Leis apoiou as ações de vacinação, extinguiu cargos de carreira e quer construir um prédio próprio.

“Estamos tendo um ano bem atípico por conta da pandemia. Por isso, muitas das ações desse primeiro semestre foram voltadas muito fortemente para a área da saúde e apoio à vacinação, que foi uma das campanhas de modelo para o Estado”, explicou o presidente da Câmara, Fernando Lima (DEM).

Extinção de cargos
Recentemente, os vereadores aprovaram a extinção de 106 vagas de cargos efetivos. Com uma votação de 6 votos favoráveis e 2 votos contra, os vereadores aprovaram o projeto do Executivo que tratou da readequação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores da Administração Direta. Com a aprovação da lei, serão extintas 106 vagas, sendo 25 na data da publicação da lei e 81 na medida em que os servidores se aposentarem ou deixarem o serviço.

“O sindicato e alguns servidores tiveram dificuldade para entender o projeto. Os cargos serão extintos, mas nenhum funcionário será demitido, simplesmente não se poderá abrir concurso para contratação para esses cargos. Isso abre a possibilidade de uma terceirização”, ressaltou o presidente.

Construção do prédio
Segundo o presidente, para o ano de 2022 a Câmara prevê um orçamento um pouco maior se comparado ao de 2021, devido à inserção de valores para a construção de um prédio próprio para o Legislativo de Cambé, que hoje está em um imóvel cedido. “Apesar de não pagarmos aluguel e de ser cedido, o espaço físico não comporta mais toda a equipe. Alugamos um outro espaço e a nossa equipe fica dividida: metade está em um prédio e a outra em um outro que custa mais de 5 mil reais de aluguel”, revelou Fernando Lima.

O projeto de construção do novo prédio da Câmara ainda está em fase de planejamento orçamentário. “No ano que vem, com esse valor em caixa, vamos dar seguimento no projeto”, afirmou o presidente. No final de 2020, o Legislativo de Cambé devolveu o dinheiro não utilizado ao Poder Executivo. “No ano passado, a Câmara devolveu quase 500 mil reais, que foram utilizados em outras áreas pela prefeitura”, ressaltou Fernando.

Ainda em relação a ter uma sede própria o presidente confessa que, mais do que um sonho de todos os vereadores, essa é uma necessidade que os parlamentares têm. “Nosso plenário não está adequado, nossa sala de reuniões não está adequada, bem como os gabinetes. Temos muita dificuldade em fazer atendimentos à população”, afirma. O orçamento previsto para a construção desse novo espaço para os vereadores de Cambé é de 1,5 milhão de reais. “Contando com a compra do terreno e construção total da obra”, concluiu o presidente da Casa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Mamografia aos 40 e Covid

Editorial – Edição: 1036 – sexta-feira, 10/10/25 Caro leitor e cara leitora Nossa matĂ©ria principal Ă© a Ăłtima notĂ­cia dada pelo Governo Federal há poucos

Cotidiano

Cambé comemora 78 anos com desfile nesta noite

Município completa 78 anos de emancipação política neste sábado, 11 de outubro No sábado (11), Cambé comemora 78 anos de emancipação política e, como já

Cotidiano

Outubro Rosa

Editorial – edição: 1035 – sexta-feira, 03/10/25 Caro leitor e cara leitora Estamos na primeira edição do Outubro Rosa, que, a cada ano, ganha mais