Em fevereiro do ano passado, os policiais Santana e Rossini salvaram o pequeno Murilo, engasgado com leite, à época com apenas 21 dias
Os policiais militares Douglas de Souza Santana (42) e Carlos Henrique Rossini Francisco (32) foram homenageados pela Câmara Municipal de Cambé na sessão de segunda-feira (25). Os PMs recebem uma Moção Honrosa por terem salvo a vida de um bebê de 21 dias na madrugada do dia 06 de fevereiro de 2021. Murilo, que hoje tem 1 ano e três meses, havia se engasgado com leite.
“Naquele dia, eu e Rossini já terminávamos nosso turno e estávamos indo para a Companhia, próximo da uma hora da manhã, quando um Voyage veio até buzinando. Eu estava dirigindo e encostei a viatura, achando ser uma situação de crime”, relembra Santana. “Mas eram uma mãe e um pai com um bebê engasgado, desesperados. A criança já estava bem roxa e praticamente sem sinais vitais”, complementa Rossini.
“A mãe me entregou o bebê no colo e já comecei a fazer a massagem, a manobra de Heimlich, e ele não voltava. Pedi para o Rossini dirigir a viatura para eu continuar com a manobra dentro do carro enquanto íamos para a sede dos bombeiros, que estava mais próxima do que o hospital”, afirmou Santana. “Percebi que o menino espumava bastante e vi que a única saída era sugar seu nariz e boca. Paramos a viatura e o Rossini continuou com a massagem enquanto eu sugava. Tocamos de novo rumo ao Siate e numa dessas sugadas, suas vias aéreas desobstruíram. Fizemos massagem e ele chorou”, revela Santana.
Os policiais chegaram ao Siate com sinais sonoro, alertando os bombeiros, mas com a criança já bem. “Os bombeiros nos parabenizaram por ter dado certo e levaram o bebê com os pais para a Santa Casa, para maiores cuidados”, relembra também Rossini. “Os atendentes do Siate e da Santa Casa disseram que por muito pouco ele não veio a óbito”, reforçou o policial.
Daniela e Claudemir, pais de Murilo, a criança salva pelos policiais, devem estar na sessão de segunda-feira para rever os policiais. “É uma homenagem merecidíssima para eles. Sou eternamente grata pelo que eles fizeram pelo meu filho, não há nada que pague no mundo o que eles fizeram”, ressaltou Daniela, que mora no Jardim esperança, em Cambé.
Daniela se lembra bem do fato. “Foi pouquinho depois da meia-noite e meu esposa estava dando leite na mamadeira para o Murilo, que sugou demais e engasgou. Ficamos desesperados e saímos gritando, mas era tarde e ninguém saiu. Pegamos a chave do carro e saímos à procura de ajuda, com o Murilo em meu colo, já sem reação. Por Deus, vimos a viatura passando e fomos atrás. Alcançamos os policiais e dei meu filho para eles e pedi para que eles, pelo amor de Deus, o salvassem. Graças a Deus e a eles, deu tudo certo”, agradeceu Daniela. A família convidou os dois salvadores para o aniversário de um ano de Murilo, no dia 15 de janeiro, mas apenas Santana pode ir.
Homenagens
Os dois policiais estão na recém-criada 11ª Companhia Independente da PM, responsável pelo policiamento de Cambé, e já receberam Menção Honrosa na Assembleia Legislativa Estadual do Paraná e o Elogio do 5º Batalhão de Polícia Militar. Espantosamente, não receberam o Ato de Bravura e a Medalha de Humanidade da PMPR.