Em operação que investiga organização criminosa atuante no tráfico, Gaeco e PM cumprem 14 mandados de busca e apreensão na cidade

Em Rolândia, uma operação conjunta da PolĂcia Militar e do MinistĂ©rio PĂşblico do Paraná, por meio do NĂşcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu 14 mandados de busca e apreensĂŁo expedidos pelo JuĂzo da Vara Criminal de Rolândia. A ação, na quinta-feira (22), investiga a prática dos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de capital e corrupção de menor de 18 anos.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências e num estabelecimento comercial, vinculados aos investigados, inclusive de um suspeito que é apontado como o chefe do tráfico de drogas na cidade. Foi identificado o envolvimento de diversas pessoas nas atividades criminosas, inclusive uma adolescente que trabalharia no preparo dos entorpecentes comercializados pelo grupo.
As investigações tiveram inĂcio em maio deste ano, a partir de ação policial realizada em duas residĂŞncias na Rua Ana Ximenes Niza, no Jardim Primavera, em Rolândia, que resultou na prisĂŁo em flagrante de duas pessoas e apreensĂŁo de 6,322 quilos de “crack”, 1,794 quilo de cocaĂna, comprimidos de Ecstasy, munições calibre 9 mm, celulares e outros objetos de prova. Na ocasiĂŁo, tambĂ©m foi apreendido um veĂculo Mercedes-Benz C 250. O conjunto probatĂłrio apontou para a existĂŞncia de uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com indĂcios de cometimento de homicĂdio.
As diligências realizadas na quinta-feira buscam a produção de provas e a identificação de eventuais outros envolvidos, com a apreensão de valores em espécie, anotações, documentos, bens adquiridos com o proveito dos crimes, celulares e dispositivos eletrônicos que contenham evidências dos delitos.
Formação
O Gaeco Ă© composto por membros e servidores do MinistĂ©rio PĂşblico e por policiais civis e militares, que atuam sob a coordenação do MinistĂ©rio PĂşblico, sendo as principais atribuições do Grupo a atuação em investigações sobre o crime organizado e de desvios de recursos pĂşblicos, alĂ©m da fiscalização da atividade policial. Atualmente, o Gaeco está estruturado em nove nĂşcleos regionais distribuĂdos em todo o estado: Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco BeltrĂŁo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.
Com informações do Ministério Público do Paraná