ACER: 90 anos de história, cultura e integração em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. ACER: 90 anos de...

Fundada em 1935, ACER celebra 9 décadas com uma das associações nipo-brasileiras mais longevas, e respeitadas, do Paraná

Tradição e valores continuados: Festival Cultural da Associação (ano desconhecido)

Em 2025, a Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER) celebra uma trajetória marcada por tradição, acolhimento e profunda contribuição à vida social e cultural da cidade. Fundada em 30 de setembro de 1935 por um grupo de 13 visionários descendentes de japoneses, a ACER completa 90 anos como uma das associações nipo-brasileiras mais longevas do Paraná — e uma das mais respeitadas.


Desde o início, a missão da entidade sempre foi clara: preservar e promover os valores, a cultura e as tradições japonesas trazidas pelos imigrantes que chegaram à região nos anos 1930. Com o tempo, a ACER cresceu, se modernizou e ampliou sua atuação, mas sem nunca perder a essência. A ACER conta com uma sede social e uma sede campestre – o Campo Nissei. Esses espaços são verdadeiros pontos de encontro da comunidade e palco de celebrações que reforçam os laços de amizade e respeito mútuo.

União que atravessa gerações
Apesar de sua estrutura enxuta, a força da ACER está na união e no comprometimento de seus associados. Famílias inteiras participam ativamente da vida da associação. E o sucesso dessa trajetória de 90 anos tem um segredo especial: a mescla perfeita entre a energia, a criatividade e a determinação dos mais jovens com a experiência, a sabedoria e a maturidade dos associados mais veteranos. Essa integração entre gerações garante não apenas a continuidade da história da ACER, mas também a constante renovação de ideias, projetos e propósitos.

Undokai, gincana anual cultural e esportiva

Projetos sociais e esportivos que inspiram
Ao longo dos anos, a ACER ampliou sua atuação, abraçando projetos sociais e esportivos que beneficiam toda a cidade. As tradicionais gincanas culturais, a prática do beisebol, futebol suíço e tênis de mesa, gatebol, além de eventos como o Engueikai, o Undokai, o Sukiyaki e o Shinnenkai, são alguns exemplos das iniciativas que aproximam culturas, promovem o bem-estar e reforçam o senso de comunidade.


Um dos maiores orgulhos da ACER é sua abertura: a associação foi fundada por imigrantes japoneses, mas nunca foi exclusiva a eles. Hoje, muitos associados não têm ascendência nipônica, mas compartilham o mesmo respeito, admiração e prática dos valores japoneses — como disciplina, cooperação, respeito aos mais velhos e dedicação ao coletivo. Na ACER, todos que se identificam com essa filosofia são bem-vindos.


Mais do que uma associação, a ACER é parte integrante da sociedade rolandense. Seus eventos, sua história e suas ações têm papel fundamental na formação cultural da cidade. É difícil encontrar um rolandense que não tenha participado de alguma atividade da ACER — seja como atleta, voluntário, visitante ou admirador.


Aos 90 anos, a ACER segue mais viva do que nunca. Sua história é um exemplo de perseverança, união e amor à cultura. Uma entidade que honra o passado, atua com excelência no presente e olha para o futuro com entusiasmo. Uma verdadeira joia de Rolândia — e do Paraná.

Apresentação de Bon Odori – dança típica japonesa

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: