Cultura de Rolândia quer ouvir profissionais da área para a utilização dos recursos disponíveis na Lei Federal, que totalizam mais de R$ 605 mil para o município; audiência acontece nesta terça-feira (23)
Nesta terça-feira, dia 23, às 19h, será realizada uma audiência pública no Centro Cultural Nanuk de Rolândia para discutir a aplicação da Lei Paulo Gustavo. Essa lei prevê recursos para o apoio e fomento das áreas culturais, com ênfase no audiovisual. A audiência está sendo organizada pela Prefeitura Municipal de Rolândia, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
A reunião tem como objetivo ouvir os produtores culturais, artistas e profissionais da área sobre suas necessidades e ideias para a utilização dos recursos disponíveis. A lei estabelece um prazo de 60 dias para o envio do plano de trabalho, detalhando como os recursos serão utilizados.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, foram destinados ao município de Rolândia mais de 605 mil reais. Esse valor está dividido em quatro eixos: Produção audiovisual (que tem a maior parcela de investimento); Apoio a salas de cinema; Capacitação e qualificação no audiovisual e apoio a cineclubes e a festivais e mostras; e Apoio às demais áreas da cultura que não englobem o audiovisual.
“Estamos verificando a possibilidade de pegar esse recurso da sala de cinema e solicitar que ele seja investido em equipamentos de audiovisual para o Centro Cultural Nanuk, porque na lei fala que podem ser salas de cinema públicas. E ainda podemos incluir isso também no audiovisual, solicitando o recurso para confecção de curtas-metragens voltados à memória da cidade e a questões históricas”, explicou Flávia Galbero, secretária de Cultura e Turismo.
De acordo com Flávia, a lei foi regulamentada por meio de um decreto emitido em 11 de maio e, a partir dessa data, coleçou a correr o prazo de 60 dias para que os municípios enviem seus planos de trabalho. Além disso, durante a audiência, serão discutidas propostas e sugestões para aprimorar o plano de trabalho.
Os participantes que tiverem interesse podem enviar comentários, dúvidas e sugestões até a segunda-feira (25), visando contribuir para a definição das ações e investimentos a serem contemplados pelos recursos disponíveis. O e-mail para envio dessas informações é o: ([email protected]).