Câmara de Cultura das cidades da Amepar se reúne em Ibiporã

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Câmara de Cultura das...

Reunião, no Museu do Café, contou com a participação de autoridades e gestores de Cultura de mais de 10 municípios da região

Ibiporã sediou, na semana passada, no complexo do Museu do Café e no Auditório Pioneiros, a reunião da Câmara Técnica de Cultura dos Municípios da Região da Amepar (Médio Paranapanema), que compreende a Regional Nordeste da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC-PR). A recepção impressionou os presentes e teve a apresentação técnica da experiência consolidada de Ibiporã no segmento do Turismo Cultural, seguida de visita ao Museu e apresentações de teatro e de música instrumental, executadas por alunos e professores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).


O encontro foi organizado pela SMCT e conduzido pela secretária municipal de Ibiporã, Luciana Masson, e pelo secretário de Cultura e Esporte de Centenário do Sul, Ronaldo Pereira (secretário da Câmara Técnica da Amepar) e contou com as presenças de gestores de Cultura de mais de 10 municípios da região e autoridades, como o presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, Rafael Eik Ferreira.


Na parte técnica da reunião, a secretária Luciana Masson expôs os motivos da identidade de Ibiporã com a formação artística e cultural iniciada em 1948, com a vinda do padre italiano José Zanelli, seguida pela presença de Henrique de Aragão, que chegou em Ibiporã na década de 1960 e produziu na cidade por 50 anos, deixando um legado expressivo de obras espalhadas pelo Brasil. O trabalho se manteve nas várias áreas artísticas viabilizado pelo poder municipal desde os anos 80 com Fundação Cultural e a atual pasta da Cultura e do Turismo.


Na sequência o grupo se dirigiu ao Museu do Café onde conheceu as exposições, e foi surpreendido com esquete “Cadê a Mala?”, apresentada pelo Núcleo de Teatro da SMCT, que relata a chegada de uma família pioneira à estação de trem. Ao final, um café com música ao vivo executada pelos professores da SMCT, Jonas Aguiar, João Sales e Victor Terra. As próximas reuniões ficaram agendadas para Arapongas e para uma visita técnica à Casa de Artes, onde viveu Henrique de Aragão, e ao Parque Geminiani Momesso, ambos em Ibiporã.


Este momento representou uma nova jornada de intercâmbio, ações estratégicas e integradas para o desenvolvimento da Cultura do Norte do Paraná. “Como grupo, pensar a gestão e conduzir estratégias no âmbito local e regional, é fundamental para o avanço da Política Pública da Cultura”, reiterou a Secretária Luciana Masson.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Projeto Grita Circula estreia em Rolândia

Evento começa nesta quinta-feira (18) e conta com apresentação de espetáculos de palhaças e oficinas A cidade de Rolândia recebe nesta quinta (18) e sexta-feira