Festa do Padroeiro e Cambé começou no sábado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Festa do Padroeiro e...

Após dois anos, Festa de Santo Antônio, Padroeiro da cidade, voltou a ser realizada; evento acontece durante todo o mês de junho

A Paróquia Santo Antônio, com apoio da prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Cultura, voltou a realizar as festividades em homenagem ao santo padroeiro do município. Durante todo o mês de junho, a cidade vai sediar diversos encontros culturais e religiosos, além da esperada quermesse festiva. Esses eventos serão realizados pela primeira vez após dois anos de distanciamento social, devido à pandemia da Covid-19.


A abertura oficial foi, na noite do sábado (04), no Centro de Eventos (Rua Espanha 289), na região central da cidade, onde acontece toda a programação da Festa do Padroeiro, um dos eventos mais tradicionais de Cambé. A quermesse contará com comidas tradicionais, além de diversas apresentações musicais – o evento começou já no domingo (05) e continua nos dias 11, 12, 13 e 16 de junho.


Na segunda-feira (13/06), além da quermesse, será servido o tradicional bolo de Santo Antônio. Como diz a tradição popular, os sortudos e sortudas que encontrarem a medalha do santo casamenteiro podem se preparar, pois o casório está próximo. No mesmo dia, na hora do almoço, haverá venda de assados. Durante este mês festivo será promovido ainda um show de prêmios, no dia 19, a partir das 14 horas. No dia 26, será servido churrasco no almoço que terá um leilão de gado.


Shows
Como contrapartida da Lei Aldir Blanc, a Secretaria de Cultura programou shows musicais com Lucas Lima, Rodrigo Munhoz, Renan Rodrigues & Fernandes, João Vitor & Samuel, Matheus Felix, Ariosi e Banda, Alex & Evandro e Edu & Eduardo. As apresentações serão durante a quermesse no Centro de Eventos.


A secretária de Cultura, Estela Camata, reforça a importância das festividades em homenagem ao padroeiro de Cambé. “É importante por ser uma festa tradicional da cidade e mais antiga até mesmo que a emancipação do município. Uma forma de cultivar a memória e a cultura tradicional das famílias de nossos munícipes. A festa faz parte do calendário festivo do Município e da Secretaria de Cultura”, destacou a secretária.


O prefeito Conrado Scheller ressaltou o significado da festa para os cambeenses. “A Festa do Padroeiro é uma das mais tradicionais do interior do Paraná. A nossa população aguarda o ano todo por esse momento. Ficamos impossibilitados de realizar por dois anos por causa da pandemia da Covid-19 e estamos voltando a ter essa confraternização novamente, o que nos deixa muito feliz”, pontuou o prefeito Conrado Scheller.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Mudanças no Fundo de Cultura

Câmara aprova mudanças no percentual de repasse ao FMC, na formação da Cominc e passa a beneficiar também pessoas físicas O Fundo Municipal de Cultura

Cultura

Pitã, a mascote de Jaguapitã

Pitã une identidade, cultura e inclusão; projeto busca fortalecer a identidade local e promove a conscientização sobre o TEA Jaguapitã agora conta com uma mascote