Caravana Pactos pela Cultura em RolĂąndia e Arapongas

  1. Home
  2. /
  3. NotĂ­cias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Caravana Pactos pela Cultura...

Ação, que auxilia municípios na execução da Política Nacional Aldir Blanc, acontece em Rolùndia neste såbado (13) e, em Arapongas, no såbado (20)

Evento realizado em CambĂ© no Ășltimo sĂĄbado

A caravana ‘Pactos pela Cultura’, que auxilia os municĂ­pios na execução da PolĂ­tica Nacional Aldir Blanc (PNAB), chega a RolĂąndia neste sĂĄbado (13) e a Arapongas no sĂĄbado (20). O evento inclui um painel sobre o Sistema Nacional de Cultura, o Programa Nacional dos ComitĂȘs de Cultura e a PNAB; Escuta pĂșblica; Atividades culturais, alĂ©m de uma oficina de cantoria. O evento Ă© voltado a pessoas interessadas em polĂ­ticas culturais e na ĂĄrea da cultura em geral dos municĂ­pios.


Em RolĂąndia, o encontro começa Ă s 13 horas deste sĂĄbado (13) no Museu Municipal de RolĂąndia (Av. Presidente GetĂșlio Vargas 2170). JĂĄ em Arapongas, o evento serĂĄ no sĂĄbado (20), a partir das 13 horas, na Casa de Artes Nitis Jacon (Rua Rouxinol 571). A ação vai percorrer os 22 municĂ­pios que compĂ”em a Amepar durante os meses de agosto e setembro. O Ășltimo encontro deste ciclo foi realizado no sĂĄbado (6), em CambĂ©.


Em RolĂąndia, Marcelo Ricieri Pinhatari falarĂĄ sobre o ComitĂȘ de Cultura e a Caravana Pactos pela Cultura, Valdir Grandini Álvares palestra sobre a Cultura como um Direito e Eliacir Neves França abordarĂĄ os Conselhos de Cultura e tipos de fomento para projetos culturais. Em Arapongas, Franciele Tomaz Barbosa darĂĄ uma oficina de redação com foco em projetos culturais e Marcelo Ricieri farĂĄ uma oficina sobre interpretação de editais. Nas duas cidades haverĂĄ apresentaçÔes de artistas locais e exposição dos projetos financiados pela PNAB.

ComitĂȘ de Cultura do PR
Instalados em todos os estados do Brasil em 2024 pelo Governo Federal, os ComitĂȘs de Cultura tĂȘm o papel de facilitar o acesso de artistas e produtores a recursos financeiros e demais polĂ­ticas pĂșblicas, respeitando a nossa diversidade cultural. No ParanĂĄ, o ComitĂȘ Ă© liderado pelo Coletivo Soylocoporti, uma organização com 20 anos de experiĂȘncia, e conta com o Centro de Desenvolvimento SustentĂĄvel e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), de Rio Bonito do Iguaçu, e com o Instituto Cidadania, de Londrina.


Na regiĂŁo norte do estado, o Instituto Cidadania atuarĂĄ nos 22 municĂ­pios que compĂ”em a Associação dos MunicĂ­pios do MĂ©dio Paranapanema (Amepar). A caravana serĂĄ realizada durante os meses de agosto e setembro de 2025 e se encerrarĂĄ em Londrina, com um grande evento em outubro. JĂĄ durante outubro e novembro, o ComitĂȘ voltarĂĄ a visitar os municĂ­pios da Amepar, desta vez, levando atividades de formação. A intenção nesta segunda caravana Ă© oferecer oficinas de elaboração de projetos, culminando em um evento de encerramento em IbiporĂŁ, em dezembro.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

RolĂąndia e Arapongas terĂŁo desfile cĂ­vico

IbiporĂŁ, CambĂ© e JaguapitĂŁ terĂŁo apresentaçÔes; JR transmite desfile de RolĂąndia Das seis cidades em que a edição impressa do JR circula – IbiporĂŁ, CambĂ©,