Ação, que auxilia municĂpios na execução da PolĂtica Nacional Aldir Blanc, acontece em RolĂąndia neste sĂĄbado (13) e, em Arapongas, no sĂĄbado (20)

A caravana âPactos pela Culturaâ, que auxilia os municĂpios na execução da PolĂtica Nacional Aldir Blanc (PNAB), chega a RolĂąndia neste sĂĄbado (13) e a Arapongas no sĂĄbado (20). O evento inclui um painel sobre o Sistema Nacional de Cultura, o Programa Nacional dos ComitĂȘs de Cultura e a PNAB; Escuta pĂșblica; Atividades culturais, alĂ©m de uma oficina de cantoria. O evento Ă© voltado a pessoas interessadas em polĂticas culturais e na ĂĄrea da cultura em geral dos municĂpios.
Em RolĂąndia, o encontro começa Ă s 13 horas deste sĂĄbado (13) no Museu Municipal de RolĂąndia (Av. Presidente GetĂșlio Vargas 2170). JĂĄ em Arapongas, o evento serĂĄ no sĂĄbado (20), a partir das 13 horas, na Casa de Artes Nitis Jacon (Rua Rouxinol 571). A ação vai percorrer os 22 municĂpios que compĂ”em a Amepar durante os meses de agosto e setembro. O Ășltimo encontro deste ciclo foi realizado no sĂĄbado (6), em CambĂ©.
Em RolĂąndia, Marcelo Ricieri Pinhatari falarĂĄ sobre o ComitĂȘ de Cultura e a Caravana Pactos pela Cultura, Valdir Grandini Ălvares palestra sobre a Cultura como um Direito e Eliacir Neves França abordarĂĄ os Conselhos de Cultura e tipos de fomento para projetos culturais. Em Arapongas, Franciele Tomaz Barbosa darĂĄ uma oficina de redação com foco em projetos culturais e Marcelo Ricieri farĂĄ uma oficina sobre interpretação de editais. Nas duas cidades haverĂĄ apresentaçÔes de artistas locais e exposição dos projetos financiados pela PNAB.
ComitĂȘ de Cultura do PR
Instalados em todos os estados do Brasil em 2024 pelo Governo Federal, os ComitĂȘs de Cultura tĂȘm o papel de facilitar o acesso de artistas e produtores a recursos financeiros e demais polĂticas pĂșblicas, respeitando a nossa diversidade cultural. No ParanĂĄ, o ComitĂȘ Ă© liderado pelo Coletivo Soylocoporti, uma organização com 20 anos de experiĂȘncia, e conta com o Centro de Desenvolvimento SustentĂĄvel e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), de Rio Bonito do Iguaçu, e com o Instituto Cidadania, de Londrina.
Na regiĂŁo norte do estado, o Instituto Cidadania atuarĂĄ nos 22 municĂpios que compĂ”em a Associação dos MunicĂpios do MĂ©dio Paranapanema (Amepar). A caravana serĂĄ realizada durante os meses de agosto e setembro de 2025 e se encerrarĂĄ em Londrina, com um grande evento em outubro. JĂĄ durante outubro e novembro, o ComitĂȘ voltarĂĄ a visitar os municĂpios da Amepar, desta vez, levando atividades de formação. A intenção nesta segunda caravana Ă© oferecer oficinas de elaboração de projetos, culminando em um evento de encerramento em IbiporĂŁ, em dezembro.