Obra do muralista e artista plástico José Dias Lima, o J. Dias, terá 70 metros de comprimento por seis de altura e ciclistas como tema principal
Um trecho da ciclovia da Vila Oliveira, em Rolândia, ficará mais colorido e alegre nos próximos meses. Isso porque um mural de 450 metros quadrados está sendo pintado no local pelo artista rolandense Jota Dias. O mural terá 70 metros de comprimento por seis de altura com ilustrações de ciclistas se deslocando em meio a uma cidade muito colorida, alegre, feliz e preservada.
Dias contou que foi procurado por um grupo de rolandenses que o contrataram para fazer essa obra no local. Alguns deles, inclusive, já atuam em ações que têm como objetivo deixar a cidade mais bonita. “Fui contratado por um grupo de empresários da cidade e também pelo casal de voluntários Tobias Braun e Edna Braun, do ‘Projeto Frutificando’, os quais já plantaram árvores e flores na cidade de Rolândia, inclusive ao lado da ciclovia”, explicou Dias.
O “Frutificando” tem como objetivo espalhar a boa semente e trazer vida a todos os que tiverem contato com este espaço. “Queremos que as pessoas que passarem pela ciclovia tenham a oportunidade de experimentar a boa sensação de um lugar que transmite vida, alegria e consigam se identificar com as personagens que serão retratadas na pintura desse mural”, afirmou o casal.
Com isso, os voluntários afirmam que essa ação tem como principal mensagem a seguinte reflexão: “Nós acreditamos e lançamos a semente. Esperamos que a semente germine e traga bons frutos: para as pessoas e para o nosso bairro. Cada um que sair do Jardim Floresta e da Vila Oliveira terá a visão do que sonhamos para nossa cidade: uma cidade bonita, bem cuidada, com pessoas boas”, resumiu o casal.
Para a execução do grande projeto, mais uma vez o genro Diego Dias Aveiro vai ajudar Dias nessa obra que é um tanto quanto trabalhosa. “Esse é o segundo ou terceiro projeto que nós estamos desenvolvendo juntos, de maneira que conseguimos executá-lo em um tempo mais rápido. Assim fica bom para nós que realizamos um projeto dessa magnitude de mais de 400 m2 em um tempo menor, e também para a população que não terá que ficar esperando tanto”, pontuou Dias.
Esse é o terceiro mural de grandes dimensões que o artista fará dentro da cidade de Rolândia. “O primeiro que executei foi o mural das quadras poliesportivas do complexo Emílio Gomes, apagado pela gestão anterior. O mural possuía 600 metros quadrados de pintura. E já realizei também na cidade um mural no Rolândia Country Club com 350 metros quadrados, que pode ser visto na rua Santos Dumont. E agora estamos trabalhando nesse da ciclovia, que tem como tema o ciclista trabalhador que utiliza a ciclovia para poder trafegar e ir para o seu trabalho, e também para o desportista que no final de semana utiliza desse veículo para poder se exercitar e cuidar da saúde, promovendo a si um momento de lazer e de confraternização com seus amigos”, comentou o artista rolandense.
Dias falou sobre o quanto é significativa a realização dessa obra na ciclovia da cidade. “Acho essa iniciativa privada muito louvável, vai promover embelezamento das vias utilizando a linguagem artística. Há também nessa ação uma responsabilidade social de preservação, e não estou falando só sobre preservação do ambiente e da pintura, estou falando de preservação do próprio espaço, porque às vezes a única coisa que vemos nesse local é muito lixo jogado, e penso que a cidade só é bela, só é bonita, se todos cuidarem, se todos se preocuparem com ela”, concluiu o artista plástico e muralista.