As duas cidades estão entre as nove que recebem exibições em setembro em rota executada pela Agência Cultural Casa do Verbo
O projeto ‘Cinema na Praça’, do Governo do Estado do Paraná, está chegando à reta final das exibições no ano de 2024. Em setembro, serão apresentação de filmes em mais nove cidades da região de Rolândia e Maringá. Os dois primeiros municípios a receber a caravana cultural, em sua última tour, são Jaguapitã, na próxima terça-feira (17) e Pitangueiras, na quarta (18).
O projeto ‘Cinema na Praça’, que em 2024 conta com financiamento do Ministério da Cultura, através do Governo Federal, promove exibições de filmes em cidades em que não há cinemas e procura aproximar a população da 7ª Arte. São dois filmes por noite e, em Jaguapitã, as exibições acontecem na Praça Central enquanto em Pitangueiras vai ser na Praça Irasil Garcia Marques, sempre a partir das 19 horas.
Itinerário
Depois, o Cinema na Praça passa por Astorga na quinta (19), Iguaraçu na sexta (20) e por Sabáudia no sábado (21). Na sequência, o projeto se desloca para a região de Maringá onde exibe filmes em Mandaguari na terça-feira (24), Floresta na quarta (25), Ivatuba na quinta (26) e, na sexta-feira (27), encerra o ciclo de exibições de 2024 na cidade de Castelo Branco.
Os filmes
As películas exibidas serão “As Aventuras do Avião Vermelho”, um filme de animação infantil nacional, e o filme nacional ‘O Palhaço’, que tem como protagonista e como diretor o ator Selton Mello. O infantil começa às 19 horas em todas as cidades, menos em Sabáudia, que será às 18 horas, e o segundo filme será exibido logo na sequência.
O projeto
A longa viagem da caravana cultural do projeto ‘Cinema na Praça’ começou em 15 de fevereiro em Pontal do Paraná já levou sessões de filmes gratuitos a 56 cidades do Estado. A estimativa é que já tenha alcançado um público de mais de 41 mil pessoas e, depois dessa última tour, chegará a 65 cidades.
A carreta do Cinema na Praça leva um telão gigante de Led de alta definição, equipamento de som de última geração, 400 cadeiras, 50 tatames para as crianças, banheiros químicos e ainda distribui pipoca de graça para o público.
As medidas de acessibilidade para pessoas PCD também serão respeitadas. As projeções do projeto ‘Cinema na Praça’ contarão com equipamento para audiodescrição para atender o público cego ou com visão reduzida e também com legendas descritivas para o acesso de pessoas com deficiência auditiva.
As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto no www.cineparana.com.br/ ou no perfil @cineparana/ do Instagram.