Desde 1988: Cine Teatro de Ibiporã comemora 37 anos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Desde 1988: Cine Teatro...

Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli se tornou um símbolo da cultura e da identidade do município

Rafael Eik, presidente da Câmara, o ex-prefeito Daniel Pelasson e o prefeito José Maria

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ibiporã comemorou os 37 anos do Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli. A solenidade foi realizada no próprio teatro, na noite da quarta-feira (13), e contou com a presença de autoridades e de pessoas ligadas ao local.


No cerimonial, falaram o prefeito José Maria, a vice Mari de Sá, a secretária de Cultura e Turismo Luciana Masson, o ex-prefeito Daniel Pelisson, que idealizou e entregou o José Zanelli aos ibiporaenses. A noite continuou com uma apresentação da Banda Municipal de Metais com grandes clássicos do cinema e uma apresentação teatral.

Homenagem
Uma homenagem-surpresa foi feita a Antônio Moya Cuenca, que é programador e operador do cinema de Ibiporã desde a inauguração do Cine Teatro Pe. José Zanelli, em agosto de 1988. Moya também completou 37 anos de serviços prestados ao município e a Secretaria de Cultura e Turismo prestou-lhe uma homenagem e exibiu trechos de documentários sobre o Cine Teatro, nos quais deu depoimentos. O homenageado também ganhou duas peças artísticas personalizadas, produzidas pelos professores da SMCT, Vradson Castro e Pillar Cremonezi Santana: uma tela pintada com sua imagem e uma escultura em arame. Em tempo: o primeiro filme exibido no Cine Teatro de Ibiporã foi “Dirty Dancing”, no dia 14 de agosto de 1988, e com a casa lotada.

Apresentações musical e teatral brindaram a noite de aniversário do Cine Teatro; Secretaria de Cultura homenageou a Antônio Moya Cuenca

Início
Inaugurado em 13 de agosto de 1988, o Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli se tornou, ao longo dos anos, um símbolo da cultura e da identidade de Ibiporã. Homenageando o padre José Zanelli, grande incentivador das artes no município, o espaço já recebeu nomes consagrados como Antonio Fagundes, Hermeto Pascoal, Ney Matogrosso, Almir Sater, Tarcísio Meira e Glória Menezes, além de companhias internacionais, festivais estudantis e mostras que ajudaram a formar plateias e revelar talentos locais.

O Cine Teatro Municipal Padre José Zanelli em foto de 1989


Com uma trajetória marcada por grandes apresentações, nomes históricos da arte nacional e internacional, festivais e ações formativas, o Cine Teatro se consolidou como o principal espaço cultural da cidade, sendo motivo de orgulho para a população de Ibiporã. “O Pe. José Zanelli representa a alma cultural de Ibiporã, um lugar que conecta passado, presente e futuro por meio da arte. Celebrar seus 37 anos é reconhecer a força transformadora da cultura na vida das pessoas e no desenvolvimento de Ibiporã”, destacou o prefeito José Maria.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: