Domingo: Orquestra de Viola Caipira em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Domingo: Orquestra de Viola...

Arraiá da Paróquia São Paulo, na Vila Operária, receberá a apresentação da Orquestra Londrinense de Viola Caipira na noite deste domingo

A Orquestra Londrinense de Viola Caipira durante uma apresentação

Neste próximo final de semana a paróquia São Paulo Apóstolo, da Vila Operária, em Rolândia, realiza a sua tradicional Festa do Padroeiro com o ‘Arraiá da Paróquia’ em dois dias, sábado (09) e domingo (10). Uma das atrações mais esperadas é a apresentação da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio no domingo, a partir das 19 horas.


Formada por cerca de 35 integrantes entre crianças, jovens e adultos da mais variadas idades, classes sociais e profissões, a Orquestra se apresentará no ‘Arraiá da Paróquia’ com 15 membros, sob a regência do maestro responsável pelo grupo, Edson Murari Lima. O maestro afirma que a expectativa para este evento é grande, e que eles já se fizeram outras apresentações em Rolândia.


“Já tocamos inclusive no Festival de Música. Os organizadores da festa viram uma apresentação nossa em uma festa junina aqui em Londrina, e já entraram em contato para a contratação. Estamos com uma expectativa bem grande de público para essa festa da paróquia”, pontuou o maestro Edson.


O repertório da Orquestra tem como objetivo principal o resgate, manutenção e popularização da viola caipira no cenário musical brasileiro por meio da música caipira e seus compositores e intérpretes. O grupo apresenta grandes clássicos da música de raiz como “Chico Mineiro” (Tonico – Francisco Ribeiro), “Menino da Porteira” (Teddy Vieira – Luizinho), “Chalana” (Mario Zan – Arlindo Pinto) “Cuitelinho” (canção folclórica recolhida por Paulo Vanzolini – Antônio Xandó), entre outras canções.

A Orquestra
A Orquestra Londrinense é um projeto de formação pessoal, profissional e musical perene que acontece em Londrina desde o ano de 2010, com o apoio do INDESE, a Associação Médica de Londrina, e mantida pelo IVC – Instituto de Viola Caipira. Muitos resultados positivos já foram obtidos com a formação de violeiros e violeiras de várias idades, que hoje já podem tocar a viola caipira com desenvoltura e, principalmente, com as mesmas características de execução que eram tocadas as músicas quando o estilo surgiu no Brasil.

Siga a Orquestra
Além da festa na paróquia São Paulo Apóstolo, os músicos também vão tocar em outras festas ao longo deste mês de julho em vários locais da região, inclusive nodistrito de São Martinho.
É possível acompanhar a agenda da Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio por meio de seu perfil no Facebook: (/orquestralondrinensedeviolacaipira).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Mudanças no Fundo de Cultura

Câmara aprova mudanças no percentual de repasse ao FMC, na formação da Cominc e passa a beneficiar também pessoas físicas O Fundo Municipal de Cultura

Cultura

Pitã, a mascote de Jaguapitã

Pitã une identidade, cultura e inclusão; projeto busca fortalecer a identidade local e promove a conscientização sobre o TEA Jaguapitã agora conta com uma mascote