‘As fadas dos pés vermelhos’, de Cléo Moreira, ganhou destaque na 10ª Coletânea de Contos Infantis do Sesc-PR

A escritora Cléo Moreira, de Rolândia, foi uma das selecionadas para a 10ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis com “As fadas dos pés vermelhos”. Inspirada em lembranças da infância e na cultura paranaense, a obra resgata cenários e memórias afetivas da região, como os trens e os antigos cafezais que marcaram a história local.
“As fadas sempre estiveram armazenadas em meu imaginário desde a infância. Quando pensei no edital, logo lembrei da minha cidade, dos trens e dos antigos cafezais”, contou Cléo. A autora explica que o conto nasceu também das histórias do pai sobre as plantações de café: “Lembro do que ele falava sobre os cafezais floridos e do cheiro do pólen. Esses detalhes foram fundamentais para dar vida à história”.
Escrever para o público infantil foi um desafio novo para Cléo, que já havia publicado poemas e textos juvenis. “Minha maior preocupação era não decepcionar as crianças. Foi um aprendizado imenso e muito gratificante”, afirmou.
O conto integra a coletânea lançada pelo Sesc Paraná durante a 44ª Semana Literária e Feira do Livro, realizado neste mês de agosto em várias unidades do estado do Paraná, e no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A obra reúne dez textos de escritores selecionados por edital, todos com a proposta de trazer o Paraná e seus aspectos culturais como cenário e temática.
A curadoria da coletânea foi feita pelo escritor de literatura indígena Olívio Jekupé, com ilustrações de Izabela Bombo.
Além da versão impressa, disponível gratuitamente nos locais de lançamento, o livro também está sendo oferecido em formato digital e audiolivro, ampliando o acesso ao público. Para ter acesso a coletânea clique neste link ou acesse o site do SESC por meio do (www.sescpr.com.br).
Para Cléo, participar do projeto foi uma experiência marcante. “Eu me emocionei ao ver crianças correndo para pegar o livro e autógrafos. São momentos que marcam para sempre”, disse.
A autora reforça ainda a importância de incentivar o hábito da leitura entre as novas gerações. “Somente através da leitura estimulamos a imaginação, a criatividade e o vocabulário. Meu conselho para os pais é simples: ofereçam livros, levem seus filhos às bibliotecas, criem o hábito de ler junto com eles”.
Além da coletânea, Cléo prepara publicações de um livro de poesias, o “Café com Aroma Di Versos”, e de obras infanto-juvenis como “Um Amor Canino” e “As Magias Esquecidas”.
Para conhecer mais sobre a escritora, acesse o perfil @cleomoreirabook no Instagram.



