Luana Caroline Damião assume como museóloga da Prefeitura de Rolândia; foco está na elaboração do plano museológico do município e na organização técnica dos acervos

Rolândia agora conta oficialmente com uma museóloga na equipe da Secretaria de Cultura. Luana Caroline Damião, 34 anos, natural de Jundiaí (SP), foi aprovada em concurso público e nomeada no final de abril. Formada em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e mestre em Comunicação Social, Luana chega com a missão de estruturar o plano museológico do município.
A elaboração do plano é uma das prioridades da gestão. Segundo a secretária de Cultura, Flávia Galbera, o documento é fundamental para a organização e preservação técnica do acervo. “O Museu precisa ter o plano museológico, que é um documento essencial na sua gestão, onde serão definidas a sua missão e função específica na sociedade, dando as diretrizes para assegurar a organização e salvaguarda do acervo”, afirmou.
Luana explica que o plano funciona como uma ferramenta estratégica. “O plano faz um diagnóstico da situação atual do museu, dividido em programas: institucional, gestão de pessoas, acervo, exposições, comunicação e educação. A partir disso, traçamos melhorias e metas para os próximos três anos”, detalhou.
Embora não esteja diretamente à frente do Museu de Artes, que segue sob coordenação da própria Flávia e da servidora Rosana, Luana terá papel decisivo nos aspectos técnicos e na definição de políticas museológicas. A primeira ação prevista é a organização da exposição temporária da Semana Nacional dos Museus, que começa no dia 12 de maio.