‘Eras por Elas’ homenageia as escritoras de Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. ‘Eras por Elas’ homenageia...

Evento, organizado pelo CMEC – ACIR Mulher e pelo JR – Um Jornal Regional, contará com a participação de 20 autoras que serão homenageadas; essa é uma das três ações promovidas pela ACIR Mulher durante março, o Mês da Mulher

Evento será realizado no Museu de Artes Izidoro Armacollo (Romário Martins 626 – 3º andar)

Nesta quarta-feira, 6 de março, o Museu de Arte Izidoro Armacolo, de Rolândia, receberá um evento único e marcante: o ‘Eras por Elas’. Organizado pelo Conselho da Mulher Empresária e da Cultura de Rolândia (CMEC) – ACIR Mulher e pelo JR – Um Jornal Regional, o evento tem como objetivo prestar uma homenagem às talentosas escritoras da cidade durante o Mês de Mulher.


O ‘Eras’ começa às 19 horas – com previsão de término às 21 horas – e promete ser uma noite inesquecível de celebração à literatura feminina. Haverá também um destaque musical durante a noite que ficará por conta de Rossana Guariente, artista que já se apresenta todos os domingos no Museu.


No total, 20 autoras foram convidadas para o evento. Algumas confirmaram presença, enquanto outras indicaram representantes, especialmente aquelas que moram fora do estado ou do país.


Às 19h começa a abertura oficial, seguida da apresentação de cada escritora, com sua biografia, uma breve apresentação, uma visão geral de sua obra e a entrega de um ‘mimo’.


Os livros dessas autoras tecem uma ampla gama de temas, desde relatos de vida, esporte, religião, ecologia, cultura, fotografia, terror e ficção até abordagens acadêmicas, como história, direito e literatura. Além disso, os públicos-alvo variam entre infantil, juvenil e adulto, cobrindo diferentes estilos literários, como poesia, romance, conto e crônica.


“Esse evento é para celebrar a literatura, a criatividade e o direito da mulher de se expressar através dos livros”, afirmou Josiane Rodrigues, sócia-proprietária do JR, apoiador do evento. De acordo com Josiane, o JR reconhece na leitura o estímulo ao raciocínio, à melhora no vocabulário, aprimoramento da capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos.


“Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita. Através do JR, seja pelo impresso, site e mídias sociais, levamos semanalmente a possibilidade da leitura e da informação, através das nossas notícias, anúncios e colunas, inclusive, uma coluna literária. Algumas das escritoras que estarão presentes no evento já nos deram a honra de serem notícia nas nossas páginas e puderam, ali, divulgar os seus trabalhos”, ressaltou Josiane Rodrigues.


Uma dessas escritoras citadas por Josiane é Carla Kühlewein, que também será homenageada no evento e é colunista do JR. “O Eras por Elas é aberto e gratuito para todos os interessados, independentemente do gênero. Ou seja, os homens também são muito bem-vindos nesse evento. Importante frisar isso para que os homens saibam que também estão convidados para participar dessa noite especial e inspiradora”, afirmou Kühlewein.


Josiane também destaca o fato de que algumas autoras enfrentaram desafios significativos ao longo da história, seja publicando suas obras sob pseudônimos masculinos para contornar preconceitos de gênero, ou assinando seus nomes verdadeiros e enfrentando as dificuldades diretamente.


“A ideia é que essas mulheres pioneiras abriram caminho para as escritoras contemporâneas que serão homenageadas na noite em questão, reconhecendo assim a contribuição e o impacto significativos dessas autoras na literatura”, enfatizou a editora do JR.


O CMEC – ACIR Mulher tem mais dois eventos em março: no dia 08 duas palestras especiais e a Corrida da Mulher no dia 23.


Para obter mais informações sobre este e outros eventos organizados pelo CMEC – ACIR Mulher que ocorrem no decorrer do mês de março, acesse o perfil @acirmulherrolandia do grupo de empresárias no Instagram ou siga o JR – Um Jornal Regional em suas mídias sociais.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Mudanças no Fundo de Cultura

Câmara aprova mudanças no percentual de repasse ao FMC, na formação da Cominc e passa a beneficiar também pessoas físicas O Fundo Municipal de Cultura

Cultura

Pitã, a mascote de Jaguapitã

Pitã une identidade, cultura e inclusão; projeto busca fortalecer a identidade local e promove a conscientização sobre o TEA Jaguapitã agora conta com uma mascote