Escritora rolandense é premiada em dois eventos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Escritora rolandense é premiada...

Marcia Paganini tem obra selecionada entre os 10 contos da Coletânea Sesc de Contos Infantis e leva prêmio em festival mineiro

Marcia com a Coletânea de contos infantis do Sesc PR

A escritora rolandense Marcia Paganini teve um conto selecionado para a Coletânea Sesc de Contos Infantis. Os dez contos inéditos que fazem parte da coletânea são direcionados ao público infanto-juvenil e foram produzidos por autores e autoras paranaenses.


Além disso, outra obra de Marcia Paganini também levou o Prêmio Flipoços 2020-21. Como as duas premiações ocorreram no mesmo final de semana – no sábado (17) – em Curitiba e Poços de Caldas, um representante da escritora foi até a cidade mineira.

Sesc
A Coletânea Sesc de Contos Infantis está em sua 7ª edição e teve a curadoria feita por Lucas Buchile e as ilustrações de Gabriela Almeida. O diretor regional do Sesc-PR, Emerson Sextos, explicou que o material é resultante do compromisso que o Sesc Paraná tem com a produção literária estadual, de modo a ampliar o imaginário infantil para o desenvolvimento da leitura desde a infância.


“Dez autores aceitaram o desafio de alargarem o olhar para os mais diversos elementos que formam a cultura do nosso estado e produzirem contos voltados ao público infantil. Pela literatura, o Sesc Paraná convida o leitor a conhecer e viajar pelo nosso estado, ampliar o conhecimento sobre sua paisagem, seu povo, cidades, costumes, tradições, e a perceber que o Paraná, nossa cultura e identidade vão muito além do pinhão, da erva-mate e da gralha azul. Somos multiculturais”, declarou Sextos.


O conto seleciona de Marcia Paganini, intitulado ‘Colombinas’, foi escrito inspirado em suas memórias de infância vividos na casa de sua avó, descendente de imigrantes italianos, e que veio morar em Rolândia na década de 1950.


De acordo com Marcia Paganini, a premiação coloca o nome de Rolândia em evidência no cenário literário e cultural paranaense, além de ser uma grande alegria saber que sua história será lida por muitas crianças, adolescentes e também por adultos.


A cerimônia de premiação ocorreu no sábado, 17, em Curitiba, durante a 41ª Semana Literária Sesc Paraná. Os outros autores e autoras que fazem parte da coletânea são Lílian Ávila (São José do Pinhais), Marcela Rodrigues (Paranavaí), Maria Cristina Madeira (Umuarama), Maria Magdalena Nerone (Guarapuava), Narazinga (Pinhais), Rafael Ginane Bezerra (Curitiba), Maia Piva (Cascavel), Tiago Nhandewa (Piraquara) e Nei Arboleya (Toledo).

Flipoços
O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas foi realizado entre os dias 03 a 11 de setembro na cidade mineira.


O evento contou com mais de 80 editoras presentes e aproximadamente 300 mil títulos de livros.
Nesse Festival, Marcia Paganini recebeu, por meio de um representante, o Prêmio Flipoços 2020-2021, pela obra ‘A menina e a planta’, ilustrada por Andreia Vieira.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Mudanças no Fundo de Cultura

Câmara aprova mudanças no percentual de repasse ao FMC, na formação da Cominc e passa a beneficiar também pessoas físicas O Fundo Municipal de Cultura

Cultura

Pitã, a mascote de Jaguapitã

Pitã une identidade, cultura e inclusão; projeto busca fortalecer a identidade local e promove a conscientização sobre o TEA Jaguapitã agora conta com uma mascote