Exposição começou no dia 13 e ocorre em celebração a 22ª Semana Nacional de Museus
Entre os dias 13 de maio e 20 de junho, o Museu Municipal de Rolândia abre suas portas para uma exposição especial que marca sua participação na 22ª Semana Nacional de Museus. Sob o tema “História, Pesquisa e Educação”, a mostra apresenta um mergulho na trajetória do Museu Histórico de Rolândia, revelando suas origens, desenvolvimento e contribuições para a preservação da memória local.
Fundado em 1989 por meio de legislação municipal, o Museu Histórico de Rolândia passou por transformações ao longo dos anos, expandindo seu escopo para incluir também o Museu de Artes, enriquecendo assim sua oferta cultural e educacional para a comunidade. A exposição atual é um testemunho vivo desse processo de evolução, destacando a história do museu e também a diversidade e a riqueza de seu acervo.
“Para essa exposição foi feito um levantamento do acervo com uma variedade impressionante de artefatos, incluindo peças, jornais, fitas, fotografias, livros e registros que contam a história do município ao longo do tempo. A exposição apresenta tanto itens que já faziam parte da coleção permanente do museu quanto aqueles que foram resgatados do acervo reserva, proporcionando uma visão abrangente e contextualizada do patrimônio histórico de Rolândia”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Flávia Galbero.
Durante a exposição, os visitantes terão a oportunidade única de explorar a história do Museu Histórico Municipal de Rolândia através de documentos e fotografias que revelam sua jornada ao longo do tempo. Antigos endereços, como a Avenida Expedicionários, a Rua Hugo Maria do Vale, a Rua Santos Dumont, a Rua Duque de Caxias e a Rua Presidente Bernardes, são lembrados, destacando a evolução física do museu até sua atual sede própria, localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2170.
A secretaria também ressaltou que a exposição não apenas celebra o passado, mas também abre caminho para uma compreensão mais profunda e significativa do presente, inspirando novas formas de explorar e interpretar a identidade e o patrimônio de Rolândia.
A exposição ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, os interessados podem agendar visitas ou obter mais informações através do telefone (43)3255-5516. O evento conta com o apoio do ICOM Brasil e é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, Museu Histórico de Rolândia e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.