Ibiporã realiza Festival de Teatro de Rua

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Ibiporã realiza Festival de...

Festival aconteceu no final de semana no Centro Poliesportivo Carecão; apresentações foram gratuitas

Cena da peça ‘Centro de Reabilitação para Vilões’

Neste final de semana, o Centro Poliesportivo Carecão recebeu o I Festival de Teatro Estudantil e Amador de Rua de Ibiporã (Fest Rua Ibiporã). Promovido pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) – Núcleo de Artes Cênicas, o evento, de caráter competitivo, contou com apresentações gratuitas de peças teatrais e esquetes produzidos por grupos amadores independentes e por instituições de ensino de Ibiporã.


Juntamente com o Fest Rua Ibiporã, também aconteceram no Carecão as últimas apresentações do ‘Outubro em Cena’, projeto da SMCT que busca comemorar o mês da criança com apresentações de teatro destinadas ao público infanto juvenil sem cobrança de ingresso. O elenco é formado por professores e alunos do curso livre de teatro do Centro de Formação em Arte e Cultura (Cefac), e do Colégio Estadual Unidade Polo, que participam do projeto de descentralização. Nos finais semana anteriores, o palco das encenações foi o Cine Teatro Padre José Zanelli.


A abertura do festival aconteceu na sexta (27), com a concentração na Praça Pio XII ao som da banda de percussão da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF). Em seguida, os participantes do evento sairam em um cortejo teatral até o Carecão convidando a população a prestigiar as apresentações. Já no local, houve a abertura e encenação do espetáculo “O Mágico de Oz”, com os alunos da SMCT.

Mostra competitiva
A apresentação dos espetáculos da mostra competitiva aconteceu no sábado (28), com ‘Corpo e Alma’ do grupo Sobrevivência. Na sequência, foi a vez do grupo Geração do Rei com ‘O Menino que Engoliu o Caroço de Abacate Podre”. E, por fim, a peça ‘A Tristeza e a Lua’, apresentada pelo grupo Looneykids.


Os alunos da turma de teatro adulto do Cefac fecharam a noite do sábado com ‘Centro de Reabilitação para Vilões’, mas não participou da mostra. O encerramento do Fest Rua Ibiporã aconteceu no domingo, com a cerimônia de encerramento e premiação, e a apresentação da peça ‘Poeira das Estrelas’, encenada pelos alunos da turma avançada do curso de teatro em homenagem ao artista sacro Henrique de Aragão.


Todos os grupos receberam um certificado de participação. Um corpo de jurados formado por pessoas ligadas à área teatral avaliou as apresentações. Houve premiações por meio de troféus e certificados para os melhores em algumas categorias técnicas (maquiagem, cenografia, sonoplastia, figurino), e também melhor direção, espetáculo, ator e atriz e interpretação mirim.


“Entre os objetivos do festival estavam promover, divulgar e difundir as manifestações artísticas, contribuir para o intercâmbio cultural entre grupos independentes, de instituições de ensino regular (Ensino Fundamental 2 e Médio), e de alunos da SMCT, promovendo assim o enriquecimento cultural da cidade, e incentivar a criação de novos grupos teatrais, e a formação de plateia, promovendo uma atividade saudável, de lazer e cultura”, pontuou Vradson Castro, coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do Cefac.


A secretária de Cultura e Turismo, Lourdes Narcizo, comentou sobre a preparação do evento. “A administração municipal investiu fortemente na formação cultural e artística dos munícipes, por meios dos cursos livres e oficinas, em diferentes segmentos, ofertados gratuitamente na sede da SMCT e outros 10 espaços descentralizados, além de promover vários eventos culturais de alta qualidade abertos ao público”, afirmou.


“O teatro de rua contribui com a ressignificação dos espaços, propondo novos sentidos no uso e no convívio nas cidades. Que esta seja a primeira de muitas edições do Festival de Teatro de Rua de Ibiporã. Desejo que a cidade também possa se tornar uma referência em teatro de rua”, finaliza a secretária Lourdes Narcizo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Mudanças no Fundo de Cultura

Câmara aprova mudanças no percentual de repasse ao FMC, na formação da Cominc e passa a beneficiar também pessoas físicas O Fundo Municipal de Cultura

Cultura

Pitã, a mascote de Jaguapitã

Pitã une identidade, cultura e inclusão; projeto busca fortalecer a identidade local e promove a conscientização sobre o TEA Jaguapitã agora conta com uma mascote