Prefeitura de Ibiporã assina ordem de serviço para construção da esperada obra, que será referência na região

A ordem de serviço para a construção do Observatório e Planetário Municipal de Ibiporã foi assinada no final de dezembro. Com área total de 1.428,81 metros quadrados e localizada na Av. Engenheiro Francisco Beltrão, no centro da cidade, a obra custará R$ 9,3 milhões e será construída com recursos próprios do município . A assinatura ocorreu no gabinete da Administração Municipal. Segundo o prefeito José Maria Ferreira, a obra será uma referência na região e vai movimentar o turismo na cidade. “Será um espaço cultural, educacional e turístico. É um sonho antigo nosso”, pontuou o gestor.
Em participação por videoconferência, o astrônomo e astrofísico ibiporaense Augusto Damineli, professor do instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), sinalizou que está à disposição da Administração Municipal e citou casos de cidades brasileiras que construíram planetários e, com isso, conseguiram melhorar o cenário educacional, elevando, por exemplo, a pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Ibiporã será um polo regional na questão da educação”, prevê Damineli.
Como será – A construção do Observatório prevê uma cúpula giratória projetada para instalação de telescópio astronômico de grande porte, com movimentação automatizada para observação do céu. O terraço terá espaço para alocação de múltiplos telescópios menores, destinados a atividades educacionais e socialização científica. Espaços administrativos, recepção, sanitários e salas multiuso áreas de apoio completam o Observatório.
O projeto do Planetário, em formato esférico, será composto por estrutura metálica autoportante, revestida em ACM (Aluminum Composite Material), o que garante um acabamento moderno e com maior durabilidade. A sala de projeção imersiva no interior da esfera será equipada com recursos audiovisuais de alta tecnologia, para exibição de conteúdos relacionados ao espaço, astronomia, ciências e outros conteúdos educativos e culturais.
O projeto das obras foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e o prazo para a execução das obras é de até seis meses. A empresa vencedora do Lote 1 e responsável pela execução dos serviços é a Engedelp Construções Civis e Incorporações, de Maringá. O coordenador técnico da empresa, Fabio Ricaldo, afirmou que o objetivo é “trabalhar e entregar a obra no prazo”.
Presença – A solenidade de assinatura contou com as seguintes presenças: da vice-prefeita Maricélia Soares de Sá; do presidente da Câmara Municipal, Rafael Eik Ferreira; dos vereadores Augusto Semprebon, Diego Barbosa da Fonseca (Dieguinho da Furgão), José Aparecido de Abreu (Professor Abreu), Mohamed El Kadri e Pedro Luiz Chimentão; do líder político André Vargas; da presidente de honra da APMIF (Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família) de Ibiporã, Eliana Eik Borges Ferreira; e de técnicos e assessores do Poder Executivo Municipal.



