Jornada Literária – por Ana Paula Silva

  1. Home
  2. /
  3. NotĂ­cias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Jornada Literária – por...

  Ainda na nossa caminhada historiográfica da literatura, hoje falaremos sobre uma poetisa, romântica e apaixonada, Laura Santos.
    Nascida em Curitiba, foi muito participativa no campo das letras paranaense, mas infelizmente nĂŁo foi reconhecida em sua Ă©poca. Vale relembrar sua obra, pois faz parte de uma das representantes negras da literatura do nosso estado, contudo, nĂŁo apenas por isso, tambĂ©m por escrever obras enigmática e de teor erotizado.
    Por ser uma escritora do sĂ©culo XX, talvez esse seja um dos motivos de nĂŁo ter conseguido visibilidade, entretanto, levando em consideração a histĂłria das mulheres na literatura, Ă© possĂ­vel observar que existem diversos fatores que as excluem dos holofotes literários, nĂŁo apenas o estilo de escrita, mas isso Ă© assunto para outro momento.
    No poema “AlguĂ©m”, publicado no livro Um sĂ©culo de poesia, Laura expõe uma linguagem livre de taxativos, isto Ă©, por meio da poesia, Ă© possĂ­vel observar uma escrita Ă  frente de seu tempo. Pois, relata uma pessoa em busca de saciar seus desejos. Sem nome ou descrição precisa, desnuda, vivendo intensamente as paixões carnais, que procura no amor a saciedade, traços incomuns na literatura feminina desse perĂ­odo. Mas, que promovem grande singularidade para a obra da autora.
    No poema em questĂŁo, o enredo trata do desejo nĂŁo concretizado, a forma como a autora descreve “nunca há de alcançar o beijo que procura”, tambĂ©m sugere que esse beijo tĂŁo esperado gera um conflito pessoal, outro fator importante Ă© a comparação entre o beijo e a fome, como se ambos estivessem em um mesmo plano de necessidade humana. As rimas estruturadas perfeitamente causam identidade sonora entre os versos e promovem musicalidade na leitura que coaduna com o tema abordado.
    Toda a obra da autora possui esse aspecto romantizado e atĂ© mesmo picante, para os estudos de gĂŞnero, isto Ă©, aqueles que abordam a condição da mulher na sociedade, essa autora pode ser considerada uma transgressora de sua Ă©poca e um Ă­cone da literatura feminina paranaense. Espero que busquem mais obras dela.
Boas Leituras!!
Ana Paula Silva  Formada em Pedagogia e Letras e mestranda em Estudos Literários

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Causo & Viola: programação completa

Festival, que acontece também na Festa dos Embutidos, começa nesta quinta-feira (31) com violeiros e contadores de causos Entre os dias 31 de julho e