O escritor e jornalista José Júlio de Azevedo realizou uma extensa, e intensa, pesquisa histórica e fez dezenas de entrevistas com moradores de cidades da região
O escritor e jornalista José Júlio de Azevedo, natural de Rolândia, cidade onde viveu até os 10 anos de idade, publicou em 2020 a obra ‘Viagem A Nova Dantzig – Do Sertão do Guairá a Londrina, Quatro Séculos de História’. O livro é uma pesquisa histórica e conta com cerca de 50 entrevistas com cidadãos de Rolândia, Londrina, Cambé e de diversas cidades da região. A obra resgata fatos inéditos da história e expõe um mosaico de informações baseadas em muita pesquisa, levando o enredo até o século XVI – com relatos de fatos ocorridos na região Norte do Paraná, todos referenciados de forma bibliografia.
O livro tem 486 páginas, incluindo capa e contracapa, e ainda, 82 fotos e ilustrações – além de um encarte a cores, em papel couchet, com 58 fotos de personagens e fatos significativos da História regional. A obra tem como apresentador o ex-diretor do Museu Histórico de Londrina, o professor Olympio Luiz Westphalen. Além das entrevistas o autor pesquisou 80 livros, 30 artigos e documentos, 40 folhetos, jornais e manuscritos, em bibliotecas e arquivos públicos.
“Foram realizadas pesquisas em bibliotecas de Curitiba, Rio de Janeiro, museus históricos de Londrina e Rolândia, Arquivo Público do Paraná, Museu da Imigração-SP, Instituto Hans Staden, Câmara Brasileira do Livro, Folha de Londrina, Jornal O Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo, RPC, Universidade de Frankfurt/Alemanha e IHGPR (Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), do qual sou associado”, ressaltou José Júlio.
Além de registros importantes de Cambé e de Londrina, o livro mostra fatos importantes de Rolândia, com base em entrevistas feitas com Gisela Nixdorf, Matilde Mayer, Max Moser, Martin Iud (suíço), Eugênio Victor Larionóff, além de pesquisa em livros de Oswald Nixdorf, Felix Moeschlin, Paulus Gordon, Max Hermann Maier, Friedrich Pruser e Orion Villanueva e Lucius de Mello – além de pesquisas feitas no Museu Histórico do Município de Rolândia. O livro descreve a difícil situação de cerca de 40 famílias suíças em Rolândia, bem como relatos de imigrantes germânicos de origem judaica – que fugiam do regime nazista de Adolph Hitler.
O livro’Viagem e Nova Dantzig’ está sendo vendido por R$100 na Livraria Moderna, em Rolândia (rua Monteiro Lobato, 215, telefone 43 3255-1532). Em Cambé, pode ser adquirido na Banca da Bel pelo telefone (43) 32543872. A obra também pode ser pedida diretamente com o próprio José Júlio por meio do fone (41) 99877-9291.
Sobre o autor
José Júlio de Azevedo nasceu e viveu em Rolândia por 10 anos, depois morou em Apucarana e, em seguida, em Cambé, onde permaneceu por mais tempo. Em uma família de oito irmãos, o escritor sempre precisou batalhar muito por seus objetivos. Aos 18 anos, foi para a cidade de São Paulo, e lá começou a trabalhar em escritórios e depois foi aprovado em um curso da SESC e lá permaneceu por dois anos.
Jornalismo
Em 1975, retornou para Cambé e começou sua trajetória no jornalismo: trabalhou no Jornal Panorama, de Londrina. José continuou na área e retornou para São Paulo, e começou a trabalhar na Folha de São Paulo e atuou por três anos no impresso; em seguida, foi para a editora Abril, e lá escrevia para a revista esportiva Placar.
Em 1982, José Júlio voltou para Cambé, onde está até hoje. Na cidade já atuou no setor cultural e, por sempre gostar de pesquisas históricas, teve a iniciativa de escrever a obra “Viagem A Nova Dantzig – Do Sertão do Guairá a Londrina, Quatro Séculos de História”, fruto de 30 anos de trabalho.