Londrina: Festa Literária abre inscrições para oficinas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Londrina: Festa Literária abre...

Serão três oficinas gratuitas ofertadas pela FLIL a partir da próxima semana; saiba como se inscrever

Cecília França – Rede Lume

A Festa Literária de Londrina (FLIL) acontece nos dias 15 e 16 de junho, mas já a partir da próxima semana o público amante do universo literário já poderá participar de oficinas formativas, gratuitas. A primeira é de Preparação de Originais, ministrada pela escritora Karen Debértolis. A oficina, conforme os organizadores, tem como intuito levar os participantes a refletirem sobre o processo de produção de um livro, desde a ideia até a edição final, incluindo a preparação do original para envio para publicação. Serão abordadas as etapas de produção de um livro a partir de debates sobre questões relacionadas ao tema principal, exercícios dirigidos e orientações práticas partindo das dúvidas e dos projetos individuais dos participantes.

“A nossa intenção com esse circuito de formação é contribuir com o cenário da literatura londrinense nos seus diversos aspectos, pensando no livro em si, mas também o mercado de editoras e nas diversas formas de financiamento a projetos dessa natureza. A proposta é realmente preparar, ofertar aos escritores e entusiastas da cidade possibilidades diversas de avançar com seus trabalhos”, comenta Rafael Silvaro, um dos idealizadores da Flil.

Editor experiente, Rafael será o ministrante da segunda oficina, de “Publicação de Livros”, que também dura 4 dias e acontece na semana seguinte, de 3 a 6 de junho. O objetivo da oficina é dialogar com autores e escritores que buscam aprofundar seus conhecimentos e habilidades em autopublicação e estratégias para navegar no setor editorial. “Passada a fase de preparação do original, o programa dessa oficina é projetado para fornecer uma compreensão abrangente tanto da autopublicação quanto da publicação tradicional, de maneira que os participantes possam aprofundar seus conhecimentos a respeito das formas de publicar esses livros”, explica Rafael.

Por fim, a terceira oficina tem foco no financiamento de projetos literários, e será ministrada pela jornalista e produtora cultural Isabela Cunha, que também coordena a Flil. A oficina começa no dia 10 de junho, segue até o dia 13, e deve abordar as diversas possibilidades de captar recursos para projetos da área de literatura, seja para a publicação de livros, para ações formativas ou para atividades criativas/fruitivas de natureza literária. “A oficina é bem prática. A ideia é que os participantes possam conhecer e se relacionar com os editais públicos, conhecendo algumas modalidades de financiamento público e, principalmente, possam desenvolver seus próprios projetos para concorrer aos editais”, comenta a produtora cultural.

Todas as inscrições para as oficinas da Flil são gratuitas e podem ser feitas online. Elas acontecem sempre à noite, das 19h às 21h, durante a semana, no espaço da biblioteca Pública Municipal de Londrina.

Serviço:

Oficinas formativas da FLIL

Oficina 1: Preparação de Originais

Ministrante: Karen Debértolis

Dias: 27, 28, 29 e 31 de maio

Horário: das 19h às 21h

Locais: BibliotecaPpública de Londrina e Livraria Olga (no dia 31)

Oficina 2: Oficina de publicação de Livros 

Ministrante: Rafael Silvaro

Dias: 3 a 6 de junho

Horário: das 19h às 21h

Local: Biblioteca Pública de Londrina

Oficina 3: Financiamento para Projetos Literários

Ministrante: Isabela Cunha

Dias: 10 a 13 de junho

Horário: das 19h às 21h

Local: Biblioteca Pública de Londrina

Inscrições em: https://forms.gle/inTMuhBwnJCDmfXh9

Mais informações pelo e-mail: [email protected]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Mudanças no Fundo de Cultura

Câmara aprova mudanças no percentual de repasse ao FMC, na formação da Cominc e passa a beneficiar também pessoas físicas O Fundo Municipal de Cultura

Cultura

Pitã, a mascote de Jaguapitã

Pitã une identidade, cultura e inclusão; projeto busca fortalecer a identidade local e promove a conscientização sobre o TEA Jaguapitã agora conta com uma mascote