Mural colaborativo revitaliza colégio em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Mural colaborativo revitaliza colégio...

O Colégio ECM José Alexandre Chiarelli, do San Fernando, ganhou uma nova identidade com o mural de 260 m², criado pela artista Thainá Soares em parceria com o tatuador Lourenço Demarchi

Um projeto artístico inovador deu uma nova perspectiva aos muros e mexeu com a autoestima dos alunos do Colégio ECM José Alexandre Chiarelli, do São Fernando, em Rolândia. A iniciativa, que envolveu diretamente professores, diretores e cerca de 140 alunos do 9º ano, resultou em uma obra de arte muralista de 260 m2, de cores vibrantes e com um significado importante.


A artista visual Thainá Alves Soares dos Santos (29), responsável pelo projeto, compartilhou a visão e o processo que a levou, junto ao tatuador Lourenço Demarchi, a criar uma arte que refletisse a diversidade cultural da escola e do bairro. “A ideia inicial veio das professoras Beth e Vivian, que sugeriram algo relacionado à bandeira do Brasil. Porém, em conversas com os diretores Rodrigo e Angélica, o conceito foi se expandindo. A arte final precisava representar não apenas os alunos, mas também a diversidade de raças e culturas do bairro”, revela Thainá.


O mural, que celebra os 10 anos da escola, além de ser uma obra de arte, se tornou uma ferramenta de integração entre alunos, professores e a comunidade. Os alunos participaram ativamente, colaborando com ideias e, mais do que isso, colocando a ‘mão na tinta’. “A participação dos alunos foi algo que nos preocupou no início por conta do número — eram 140. Para evitar problemas em relação à organização, a professora Beth fez uma escala para que de 8 a 10 alunos participassem por horário”, explica Thainá.


A colaboração dos estudantes foi fundamental para o sucesso do projeto, tanto na execução quanto na escolha de elementos da arte. “Recebemos diversas ideias por parte dos professores e alunos e tentamos reunir tudo de uma forma harmônica. Eles nos sugeriram frases e desenhos e nós encaixamos tudo da melhor maneira possível”, afirmou a artista.


A execução do projeto durou cinco semanas. Nesse período, o trabalho em conjunto se mostrou desafiador, mas também foi recompensador. “A arte em si tem um poder muito grande de influência e comunicação. Vejo a arte como uma forma de fala, principalmente para os adolescentes que, muitas vezes, têm dificuldade de se expressar”, reflete Thainá.


Para a artista, a experiência artística também desenvolveu habilidades importantes nos estudantes como o trabalho em equipe, a criatividade e até o senso de responsabilidade. O resultado final transformou totalmente o ambiente escolar, deixando aquele espaço mais acolhedor e representativo. “Foi um desafio enorme, mas uma experiência incrível. Essas cinco semanas e o contato com cada aluno vão ficar para sempre no nosso coração”, conclui a artista, que fez um agradecimento especial ao zelador João e à pedagoga Samantha pelo apoio constante.

Sobre a artista
A artista por trás do projeto afirma que é uma profissional apaixonada pelas artes visuais. “Gosto de arte e sou envolvida nisso desde pequena, com desenho e danças urbanas, tinha uma empresa de papelaria artesanal e fiz isso por 8 anos desde 2015, e em 2018 descobri o lettering e virei uma pesquisadora da área, fiz vários cursos e fui praticando como um hobby e fazendo renda extra enquanto tinha a empresa”, compartilha Thainá.


Após o nascimento de Zaya, sua primeira filha que veio ao mundo em 2022, Thainá se viu diante de uma importante decisão: escolher uma nova carreira que equilibrasse sua vida pessoal e profissional. Em 2024, tomou a corajosa decisão de dedicar-se inteiramente à arte, enfrentou os desafios da transição, mas também colheu os frutos de uma jornada gratificante.


“Mesmo com dificuldades, iniciei essa nova jornada e tem sido desafiador e ao mesmo tempo gratificante”, reflete. Hoje, Thainá continua a transformar espaços e vidas através da sua arte, mostrando que a paixão e o talento superam qualquer obstáculo.


Para saber mais do trabalho de Thainá e de Lourenço, acesse os perfis
@thasoares.arte e
@lourencotattoo no Insta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Mudanças no Fundo de Cultura

Câmara aprova mudanças no percentual de repasse ao FMC, na formação da Cominc e passa a beneficiar também pessoas físicas O Fundo Municipal de Cultura

Cultura

Pitã, a mascote de Jaguapitã

Pitã une identidade, cultura e inclusão; projeto busca fortalecer a identidade local e promove a conscientização sobre o TEA Jaguapitã agora conta com uma mascote