O trabalho artístico foi feito na nova sede da entidade pelo casal José Dias Lima, o J. Dias, e sua esposa Simone Carvalho Lima
O muralista e artista plástico rolandense José Dias Lima, o J. Dias, e sua esposa Simone Carvalho Lima foram os responsáveis pela criação de um mural de aproximadamente 45 m² que, a partir de agora, alegra o novo espaço físico da Sociedade Ambiental, Cultural e Educacional – Ong Soame, localizado na Rua Lúcio Pinto, nº 420, no jardim San Fernando, em Rolândia.
De acordo com Dias, a proposta do mural foi a de valorizar a nova estrutura física da Ong que leva o nome de ‘Espaço Monsenhor José’, em homenagem ao Padre Zé, falecido em abril de 2023, com elementos do meio ambiente para despertar o interesse das pessoas pelo universo das artes. “Nós pensamos em desenvolver algo para que pudesse valorizar aquele espaço, e também ser um agente motivador de conhecimento, de despertar para o universo das artes. Não somente para aqueles que participam da instituição, mas também para o entorno, um bairro que também necessita de atenção”, explicou o artista.
“Eu sugeri fazermos um floral ou algo relacionado com o meio ambiente, com a natureza. Chegamos a esse consenso e desenvolvemos alguns painéis, de maneira que a sua narrativa valorizasse o meio ambiente, a natureza, com cores vibrantes, que são próprias da brasilidade nossa. O objetivo foi valorizar o espaço com as linhas, com os traços de cores vibrantes e, ao mesmo tempo, proporcionar uma leitura um pouco diferenciada do universo que representa a Soame”, afirmou Dias.
De acordo com a tesoureira e também voluntária da Soame, Silvia Unbehaun Püschel, a Ong, que completa 23 anos de existência em 2024, é uma referência no município pelo seu trabalho nos eixos ambiental, cultural e educacional. Nesse aspecto, ela destaca a importância desse trabalho mural feito na sede que traz uma atmosfera colorida e alegre, proporcionando um ambiente de arte e cultura para a comunidade local. “Já era um desejo que a gente deixasse essa sede bem alegre e que fosse um lugar bem colorido, não só para as crianças, mas para que a própria comunidade aqui tivesse essa identificação com a Soame como um local de arte e cultura”, afirma Silvia.
De acordo com a voluntária, a ideia de chamar o J. Dias para fazer uma intervenção artística no muro ocorreu não só por ele ser um muralista de muita trajetória e referência, mas também por ser uma pessoa bem engajada com a questão cultural. “Ele está indo daqui alguns meses para a Itália e vai morar lá, então, queríamos muito que ele deixasse essa marca, esse registro aqui na Soame”, afirmou Silvia.
Para a tesoureira, e todas as pessoas que fazem parte da Soame, o resultado foi uma surpresa para todos e ficou impecável. “O resultado ficou incrível. Ficamos muito felizes com esse mural porque realmente trouxe muita alegria (…) o mural também nos remete a valores que tornam o mundo melhor. O cuidado com o meio ambiente, os vínculos com amigos, com a família, tudo isso são coisas que tornam o mundo melhor”, ressaltou Silvia.
Atuação da Soame
Neste momento, a instituição atende a uma média de 60 crianças e adolescentes em oficinas de Canto Coral, Flauta Doce, Capoeira, treinos de Floorball, de Futsal e Oficina de convivência. A Soame também tem uma parceria de mais de cinco anos com o Centro de Convivência de Idosos (CCI) de Rolândia. “A Soame tem a regência da presidenta Maria Luiza Müller no coral ‘Recordar é viver’, formado por senhoras do CCI”, explicou Silvia.
Ajuda à ONG
A ajuda de toda a comunidade para angariar recursos financeiros, ou até mesmo doações com materiais de construção – para finalizar a obra dessa nova sede, é sempre muito bem-vinda. Para ajudar a ONG Soame, basta fazer um Pix por meio da chave: 04.547.715/0001-10, o CNPJ da Entidade. Também é possível ajudar por meio de uma conta bancária: Sicoob – Agência 4355 / Conta corrente: 101.330-0. Para mais informações, os telefones de contato são o (43) 99968-2451 ou o (43) 99912-9980.