Os dois séculos de imigração germânica ao Brasil são comemorados com muita música, dança e cultura na noite desta quarta-feira
Os 200 anos da imigração alemã ao Brasil – completados em 25 de julho – serão comemorados em um evento cultural no Nanuk, em Rolândia, na noite desta quarta-feira (16). Apresentações musicais e de dança, exposição de livros e de objetos e histórias farão dessa noite um marco para a cultura germânica, um dos pilares do município de Rolândia.
A comemoração dos 200 anos da imigração alemã foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Coral Roland Singt, Grupo Folclórico Rotkappen, Volkstanzgruppe Weisser Schwan e Igreja Evangélica de Confissão Luterana. O evento começa às 19h30, no Centro Cultural Nanuk, e reúne a comunidade para celebrar este marco, com muitas apresentações artísticas, exposição de objetos, livros, histórias importantes que remetem à toda essa construção de memórias, tradições e vivências ligadas à cultura dos povos de língua alemã.
Apresentações
O Coral Roland Singt, entre outras canções, cantará o hino de Rolândia em português e em alemão sob a regência de Keidma Julina e acompanhado do pianista Roger Andrei. Outra apresentação aguardada é da cantora lírica londrinense Gisela Strass, acompanhada pelo pianista Maurício Netto. A cantora mirim Sophia Marie Friede terá uma apresentação solo e a noite terá, ainda, os grupos de dança folclórica Weisser Schwan e Rotkappen.
História
Há 200 anos, no dia 25 de julho de 1824, os primeiros 39 imigrantes alemães chegam ao Brasil, mais especificamente a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Em Rolândia, os primeiros imigrantes germânicos chegaram logo no início da abertura da gleba, em 1932 (de acordo com a historiadora Claudia Portellinha).