A orquestra apresentou músicas populares como “Asa Branca”, “Havana”, “Je te Laisserai des mots” e músicas de temas de filmes famosos
A orquestra da Associação Cultural e Recreativa Banda Integração (Acrebi), de Rolândia, encantou a todos que estavam no Centro Cultural Nanuk no último fim de semana. A orquestra, formada por oito alunos e dois convidados, apresentou músicas do repertório do método Suzuki, além de canções populares como “Asa Branca”, “Havana” e “Je te Laisserai des mots”.
Para deixar a apresentação ainda mais emocionante, a orquestra utilizou uma trompa, um trompete, uma flauta, uma viola e seis violinos. No repertório músicas populares e também temas de filmes famosos como: “Harry Potter”, “Armagedom” e “Vingadores”. Foi feita, ainda, uma homenagem à banda Queen, com direito a participação da plateia com a canção “We Will Rock You”.
A orquestra
Os alunos que fazem parte da orquestra da Acrebi aprendem todo o conteúdo gratuitamente por meio de aulas ministradas por professores voluntários. “O projeto ocorre de sábado de manhã, das 9h às 11h, na ACREBI, com aulas de iniciação musical e prática em conjunto. Durante a semana eventualmente com trabalhos individuais. Para aqueles que estiverem interessados, deixo meu convite para assistir e já poder se matricular nas aulas”, convidou o professor Fernando Campaner.
Qualquer criança a partir dos seis anos de idade já pode fazer parte do projeto com a iniciação musical. “Depois de um tempo na iniciação já passamos o aluno para o instrumento que estiver disponível, caso ele não tenha condições de comprar um próprio. As aulas são totalmente gratuitas, necessitando apenas o empenho e estudo do aluno”, explicou Fernando.
Lei Rouanet
Jorge Luiz Gomes, presidente da associação, revelou que, recentemente, a Acrebi conseguiu a aprovação de um projeto junto à prefeitura para captação de recursos com a lei Rouanet, que permite que a entidade receba doações de parte do imposto de renda. A referida Lei permite que empresas tributadas pelo lucro real utilizem a renúncia fiscal para efetuar o incentivo.
“Com isso, elas podem destinar parte do Imposto de Renda devido, com abatimento de 100% dos valores efetivamente aportados, sem haver concorrência com outras leis de incentivo. Doações e patrocínios poderão ser deduzidos do imposto de renda devido, sendo que a pessoa jurídica tributada com base no lucro real pode doar 4% do imposto devido, e a pessoa física na declaração de ajuste anual pode doar 6%”, informou o presidente.
Com isso, qualquer pessoa que declara pode fazer uma doação para a entidade em dois momentos: o primeiro, com metade do potencial (3%), é feito por meio do pagamento do boleto até 29 de dezembro de 2022; E o segundo, referente à outra metade, pode ser realizado no momento da declaração, em abril de 2023.
Com esses recursos, a Acrebi tem a possibilidade de aumentar o quadro de professores voluntários e, consequentemente, atender a mais alunos.