Considerado o maior museu a céu aberto do mundo, parque no norte do Paraná deve ser aberto ao público ainda em 2026

Até o final deste ano, a cidade de Ibiporã, o Paraná e o Brasil ‘ganham’ o Parque Geminiani Momesso: a sua abertura ao público deve acontecer ainda em 2026. O museu de arte alia obras de dezenas de artistas renomados do País, preservação da natureza e construções em arquitetura contemporânea, em uma área de 1,6 milhão de metros quadrados, que o tornarão o maior museu de arte brasileira a céu aberto do mundo.
O Parque foi idealizado pelo empresário Orandi Momesso, dono de uma coleção de arte brasileira que reúne cerca de 5 mil obras adquiridas ao longo de 50 anos da sua vida. O museu é fruto de 15 anos de dedicação do empresário à preservação ambiental e à promoção da cultura.
Terá 15 pavilhões temáticos e já conta com mais de 90 esculturas ao ar livre, distribuídas pelos jardins e lagos da propriedade, obras que vão do modernismo à arte contemporânea. O Parque fica na área rural de Ibiporã, na região conhecida como Saltinho, próxima ao Rio Tibagi, com acesso pela PR-090.
Fechado para a população em geral, o Parque Momesso já conta com mais de 90 esculturas, todas a céu aberto, de artistas brasileiros consagrados como Claudio Tozzi, Eleonora Koch, Liuba Wolf, Maria Auxiliadora, Sergio Romagnolo e Victor Brecheret.
Cooperação e parceria
Em janeiro, representantes da prefeitura participaram de uma reunião com a equipe do Instituto Luciano Momesso, responsável pelo Parque Geminiani Momesso. O encontro ocorreu na sede do parque, localizado na zona rural. Na ocasião, foram discutidos os termos e as condições para a cooperação técnica e institucional entre o município e o instituto, que aborda ações conjuntas nas áreas cultural, educacional, ambiental, social, de infraestrutura, de segurança, de turismo e de desenvolvimento econômico.
A Prefeitura foi representada pelas secretárias Ester Rosana de Moura da Costa (Assistência Social) e Luciana Masson (Cultura e Turismo), e pelos secretários Beto Baccarin (Meio Ambiente), Atef el Kadri (Educação), Julio Dutra (Planejamento) e Gustavo Toneli de Sá (Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo), além de técnicos e assessores do Executivo.
Em setembro dde 2025, a prefeitura e o instituto assinaram um termo de cooperação técnica para ampliar parcerias, como as visitas guiadas, que já ocorrem em caráter experimental, de alunos da rede municipal.



