O maestro Claudemir Trevisan comanda a Orquestra Sinfônica ‘Arte & Vida’ no Aterro do Igapó neste sábado, a partir das 15h30
Neste sábado (09), começa o 42º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) e a abertura festiva do evento ficou por conta de um rolandense: o maestro Claudemir Trevisan. Claudemir comanda a apresentação da Orquestra Sinfônica ‘Arte & Vida’, de Arapongas, a partir das 15h30 no Aterro do Igapó. Em seguida quem sobe ao palco é o Plantão Sorriso com o show musical ‘Bailinho do Plantão’, já foi visto por 30 mil pessoas em dezenas de apresentações.
“Esta será a quarta vez que nos apresentamos no FIML a convite do Marco Antônio, produtor cultural que é um dos diretores do festival. As três apresentações anteriores foram feitas para o Festival Kids e na ocasião nós tocamos músicas com tema de desenho animado e temas infantis. Agora nos pediram para fazermos uma essa abertura no aterro e vamos tocar músicas populares. É uma abertura para toda comunidade londrinense e para a população de toda a região”, convida Claudemir Trevisan.
As vendas dos ingressos para os concertos e apresentações da programação artística do 42º Festival Internacional de Música de Londrina começaram na terça-feira (05). Os ingressos têm o valor de R$20,00 e R$10,00 (meia entrada) e as vendas serão realizadas na plataforma Sympla. A grade está disponível no site do evento por meio do link (https://fiml.art.br).
O maestro Claudemir Trevisan também deu ‘spoilers’ de algumas canções que estarão sábado na apresentação, que terá aproximadamente 30 minutos. “Serão temas nacionais como ‘Garota de Ipanema’, de Vinícius e Tom, ‘Canção do Nordeste’, de Luiz Gonzaga, ‘Eu Só Quero um Xodó’, de Dominguinhos, ‘Disparada’, de Geraldo Vandré e grande sucesso de Jair Rodrigues, Anunciação’ de Alceu Valença, entre outras. Será um repertório bem popular mesmo”, revelou Trevisan.
O concerto de abertura oficial do FIML será no domingo (10), às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde. No palco, a Osuel (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina), o maestro Massimiliano Carraro e o solista venezuelano, pianista Fabio Paez. O repertório vem com Tchaikovsky e Carlos Gomes.
O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, também presidente da Associação de Amigos do FIML. É uma promoção da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina// Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Meia Entrada
Tem direito a meia entrada idosos (acima de 60 anos), estudantes (acima de 11 anos), professores das redes estadual e municipal, servidores da UEL, servidores municipais, doadores de sangue (comprovante de doação dos últimos 60 dias). No ato da compra e na entrada dos espetáculos é obrigatória a apresentação de documentos que comprovem o direito à meia entrada.
Idade Mínima
As crianças são sempre bem-vindas aos concertos e leva-las é a melhor forma de aproximá-las de um repertório pouco tocado nas rádios e raramente explorado pelas escolas. A classificação etária é de sete anos e, nessa idade, as crianças já apresentam uma capacidade de concentração mais desenvolvida. A organização aconselha a escolha de repertórios específicos e programas que não ultrapassem os 40 minutos de duração.