Rolandense é (bi) premiada em concurso nacional

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Rolandense é (bi) premiada...

Fernanda Polvani Festi conquistou o 3º lugar como autora revelação do ano 2021 e o 2º lugar na categoria melhor livro infantil

Fernanda com seus troféus do Prêmio Ecos

A professora Fernanda Polvani Festi (43) arrematou dois troféus do Prêmio Ecos de Literatura 2021. A escritora faturou o 3º lugar como autora revelação do ano 2021 e o 2º lugar como o melhor livro infantil com o ‘Manual antiterror para crianças’. A entrega dos prêmios ocorreu no dia 19 de março em São Paulo. “Ao todo 60 autores foram premiados. Conheci autores do Ceará, Pará, Rio de Janeiro e do Amazonas. Sem dúvidas, foi uma troca de experiências incrível. Estou muito feliz por ter conseguido trazer esses prêmios para Rolândia”, disse Fernanda.


O prêmio Ecos da Literatura foi criado em 2018 por Wellington Budim, autor, editor da The Four Editora e pesquisador na Editora Abril. O intuito é valorizar e estimular a literatura nacional. Assim, autores de todo país podem concorrer nas 20 categorias da premiação com premiação voltada apenas para livros nacionais. “O material de autoria própria deve ser enviado para a análise de um grupo de curadores e, caso aprovados e selecionados, são direcionados para votação popular. Os três mais votados em cada categoria são convidados para discursar e receber o troféu em São Paulo”, revela Fernanda.


A obra que resultou na sua premiação tem 32 páginas e traz poemas que abordam os medos na infância. Para escrevê-lo, Fernanda fez uma pesquisa em suas redes sociais e escolheu os principais medos que as pessoas disseram sentir quando crianças. Então, elencou os principais medos e criou um personagem que conta a superação dos seus medos por meio de um manual. “Esse livro infantil foi resultado do primeiro concurso de que participei ano passado, pela Editora Hope, cujo prêmio foi a publicação do livro. Devido à pandemia e da falta de matéria-prima, a gráfica atrasou demais a impressão do meu livro infantil e, por isso, foi premiado antes mesmo do lançamento físico, afinal, o concurso exigia apenas o material em PDF”, explica.


A escritora comentou que já conseguiu receber alguns exemplares e pretende fazer o lançamento no início de maio. “O livro ficou lindo! As ilustrações, feitas pelo Rogério Casagrande, artista também aqui de Rolândia, ficaram incríveis. Além disso, nos próximos dias pretendo me inscrever em mais dois prêmios: o Oceanos e o Jabuti”, afirma. Fernanda também aproveitou para agradecer a todos. “Quero aproveitar o espaço e o alcance do JR para agradecer imensamente a todos que votaram e me ajudaram na etapa final do Prêmio Ecos da Literatura”, pontua.

Sobre a autora
Fernanda é do município de Assis Chateaubriand (PR), mas mora em Rolândia há mais de 12 anos. Formada em Letras e Pedagogia, a professora leciona há 20 anos. Trabalha no Colégio Roland há oito anos, e também é professora de Redação do curso Pré-vestibular F5.


Além dessa obra que resultou na premiação, a escritora também é autora do livro “As listas de Laurinha”, criado em 2014, classificada como literatura infanto-juvenil. O livro ficou pronto em julho de 2016 e foi publicado pela Scortecci Editora, de São Paulo. Na época, o lançamento oficial da obra ocorreu no estande da editora, na Bienal do Livro em São Paulo.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Mudanças no Fundo de Cultura

Câmara aprova mudanças no percentual de repasse ao FMC, na formação da Cominc e passa a beneficiar também pessoas físicas O Fundo Municipal de Cultura