Rolândia: Semana do Hip Hop com atração importada

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cultura
  6. /
  7. Rolândia: Semana do Hip...

Rapper Crônica Mendes, de Taboão da Serra, é o convidado na Semana Municipal do Hip Hop de Rolândia, que terá ações quase todos os dias

Promovida pelo Coletivo de Artistas Independentes e pela Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia, a 1ª Semana Municipal de Hip Hop começa neste sábado (11) com a inauguração do Centro Cultural São Fernando. A tempo: a lei que instituiu a Semana Municipal do Hip Hop é do vereador Rodrigão.
“Depois da inauguração, começaremos dois dias de grafitagem e de música ali no centro cultural”, ressalta Isabelle da Silva Lacerda, do Coletivo de Artistas.


Na sequência, já a partir de segunda-feira, a ‘Semana’ aporta nos colégios estaduais. Na segunda e terça-feira, os artistas vão até o colégio estadual cívico-militar Villanueva com palestras explicando sobre os quatro elementos do Hip Hop (Rap, DJ e MC, Grafite e dança). “Também teremos grafitagem, Batalha de Conhecimento, rimas, tudo para demonstrar os elementos do movimento e a importância da cultura black”, pontuou Isabelle.


Na quinta e na sexta-feira, será a vez dos artistas irem até o colégio estadual cívico-militar José Alexandre Chiarelli, onde farão as mesmas atividades feitas com os alunos e alunas do Villanueva.

Shows
No final da semana que vem, a Semana Municipal de Hip Hop termina no Terminal Skate Plaza, da Vila Oliveira. No local, haverá apresentação de capoeira, de dança, DJs, discoteria e muita black music.
Também está marcada para o final da semana que vem o show do rapper Crônica Mendes, de Taboão da Serra, uma das principais atrações da Semana do Hip Hop de Rolândia.

Crônica
Baiano, de Candiba, vindo do interior paulista, Hortolândia (SP), residente em Taboão da Serra há treze anos. Crônica Mendes assume o rap com guitarra de forma plural, criando sua identidade e filtro musical a partir do Hip Hop, da MPB, do Indie, Pop Rock, Pop, R&B, introduzindo sonoridade e literatura ao seu jeito rap de ser. Iniciante dos anos 90, já fez parte do grupo GOG, é um dos criadores do grupo A Família. Crônica Mendes é conhecido por suas performances de palco, por suas letras poéticas, e a mistura fina e plural do rap nacional com outras linguagens. Tendo o seu reconhecimento nacional a partir se 2004.
É da linhagem de poetas da periferia, e já fez vários colabs com: Edi Rock (Racionais Mcs), MV Bill, Cidade Verde, Lady EMZ (Barcelona), Slim Rimografia, Rashid, Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), Lurdez da Luz, Jarbas Mariz, Wilson Simoninha, Silvério Pessoa.


No final de 2020 lançou o “Eleve-se”, seu 3º álbum, e recebeu o prêmio de Melhor Disco do Ano, em 2021, no prêmio 5º Elemento Hip Hop.


Em dezembro do ano de 2022 lançou seu 1º álbum ao vivo intitulado Rap Trio, que leva aos palcos a formação Voz + Dj + Guitarra, apresentando um universo plural de encontros de sonoridades do rap nacional.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cultura

Mudanças no Fundo de Cultura

Câmara aprova mudanças no percentual de repasse ao FMC, na formação da Cominc e passa a beneficiar também pessoas físicas O Fundo Municipal de Cultura

Cultura

Pitã, a mascote de Jaguapitã

Pitã une identidade, cultura e inclusão; projeto busca fortalecer a identidade local e promove a conscientização sobre o TEA Jaguapitã agora conta com uma mascote