Pesquisar
Close this search box.

Literatura e saúde mental: ‘Palavras que tanto guardei’

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Destaque
  6. /
  7. Literatura e saúde mental:...

Obra do psicólogo Guilherme Stein, de Rolândia, aborda temas profundos sobre saúde mental, redes sociais, amores e desamores

O psicólogo Guilherme Stein exibe sua primeira obra literária

O psicólogo rolandense Guilherme Stein (33) lançou sua primeira obra literária, ‘Palavras Que Tanto Guardei’, uma coletânea de poemas e crônicas que abordam temas como saúde mental, redes sociais, amores e desamores. O livro, escrito com sensibilidade e profundidade, reflete as observações e experiências de Stein em sua prática clínica, onde atende crianças, adolescentes e adultos.


O autor explica que a escolha dos temas abordados no livro não foi por acaso. “Decidi escrever sobre esses temas por conta do que vejo diariamente em minha prática clínica como psicólogo e psicanalista. Atendo crianças, adolescentes e adultos, e percebo o quanto esses temas são de extrema importância em nossa sociedade. Tentei trazê-los de forma simples e de fácil compreensão para aqueles que, de alguma forma, se interessam por essas questões”, explica Stein. Para o psicólogo, o objetivo do livro é fazer com que os leitores tenham uma melhor compreensão sobre como a falta de saúde mental influencia diretamente nos comportamentos humanos.


Um dos pontos de destaque da obra é a reflexão sobre as redes sociais. De acordo com o psicólogo, grande parte do adoecimento psíquico que ocorre hoje é causado por conta do uso incorreto das redes sociais. “A internet nos trouxe inúmeras facilidades que nenhuma outra geração teve e devemos agradecer por isso. Porém, a ideia de que a vida real pode ser igual à vida virtual acabou gerando, principalmente nos adolescentes, uma falsa sensação de que tudo pode ser perfeito”, afirmou Stein.


Dessa forma, no capítulo sobre as redes sociais chamado ‘Conect@do (?)’, Stein buscou trabalhar a temática com reflexões acerca dessa idealização de uma vida inalcançável. “Às vezes acabamos nos perdendo num personagem que só existe lá, e quando precisamos ser nós mesmos, muitas vezes não sabemos nos ser. Em toda vida existe sofrimento, e as redes sociais tentam transmitir aos seus usuários algo que não é verdade; por isso vemos pessoas cada vez mais inseguras e ansiosas, deixando-se levar pelas comparações”, ponderou o autor.


Entre as crônicas que compõem o livro, ele menciona uma que é bem especial chamada “26 de Julho”, que narra a última vez que o psicólogo viu sua avó materna. “Algumas pessoas que já leram o livro disseram que essa crônica as fez chorar, por conta da riqueza de detalhes descritos, que são bem emocionantes,” revelou o autor.


“Eu sempre gostei de escrever. Desde criança já me interessava por histórias e poemas devido à influência da minha falecida avó materna, que contava vários contos de fadas para mim na infância. Fui pegando gosto por esse mundo de fantasia e passei a escrever poemas, contos, e até músicas na adolescência”, conta Stein.


O autor já tem outro trabalho praticamente pronto para ser lançado no próximo ano. Stein também aproveitou para trazer um ponto importante sobre o valor da leitura, mas alerta que ela não é a única solução para problemas emocionais. “A leitura pode ser uma das ferramentas para as dificuldades emocionais, mas não a única. A leitura é imprescindível para todo e qualquer ser humano, isso é um fato. Mas, para tratar de questões emocionais mais complexas, é necessário um acompanhamento profissional adequado”, afirma.


No dia 24 de julho, Guilherme Stein realizou uma live no Instagram em parceria com Geisiane Campos, influenciadora literária da página “Leitura com Chocolate”. Durante a live, transmitida nos perfis @psi.guilhermestein e @leituracomchocolate, Stein discutiu o lançamento do livro, os temas presentes na obra, suas inspirações, o processo de escrita e como adquirir o livro.

Como adquirir o livro
Guilherme Stein é natural de Londrina-PR, mas mora em Rolândia há seis anos. É formado em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de Londrina, com especialização em Psicologia do Esporte pelo CEPPE. Atualmente, está finalizando uma pós-graduação em Psicanálise pela UniFil.


Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com o Guilherme pelo WhatsApp (43) 99925-1980, ou mandar um Direct para @psi.guilhermestein no Instagram. Os livros estão disponíveis em seu consultório, na clínica Corpus, que fica na Avenida Salgado Filho, 108 – sala 03, no centro de Rolândia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Destaque

Dr. Rhoger Czekalski inaugura novo consultório

Após 12 anos, cirurgião-ginecologista passa a atender em novo, moderno e aconchegante espaço em Rolândia: rua Monteiro Lobato 300 O cirurgião-ginecologista, Dr. Rhoger Czekalski –