Cambé define primeiras ações com empresas de telefonia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Economia
  6. /
  7. Cambé define primeiras ações...

Com essas ações, prefeitura de Cambe busca melhorar a situação dos cabos e fios que infestam os postes do município

Reunião teve a presença de representantes de 8 das 10 empresas convocadas

A Prefeitura de Cambé já começou a definir ações que vão melhorar a situação dos cabos e fios de telefonia fixa e internet que lotam os postes ou que ficam pendurados nas ruas e calçadas. O município se reuniu com as empresas que atuam nesse ramo na segunda (22). Na reunião, representantes do Poder Público, do Departamento de Trânsito, da Defesa Civil e da Copel.


Manoel Cicero dos Santos, secretário de Obras, explica que a cidade vem enfrentando diversos problemas com os fios e cabos que ficam pendurados nos postes, principalmente de linhas inativas. O secretário pontua que quando um cliente troca a operadora do serviço, o fio antigo não é retirado e outro é acrescido. Ele explica que, com a ação do tempo ou com o impacto de caminhões, os fios se desprendem e ficam pendurados nas calçadas e vias da cidade, podendo ocasionar acidentes.


O secretário de Obras também destaca que esse material tem um valor baixo de mercado, então o município precisa ter um espaço para armazenar esse material, já que ele não pode ser alocado no Aterro Municipal. A primeira ação foi a definição de uma rua central da cidade para que todos os cabos desativados daquela via sejam removidos pelas empresas que operam naquele local. A via será definida nos próximos dias pelo município e repassada à Copel, que notificará as operadoras. O gerente da área Técnica de Compartilhamento da Copel, Fabrício Salmazo, explica que a Copel não pode fazer a retirada de fios, somente em casos em que a situação representa um risco iminente à população. Mas, de acordo com ele, a partir do ano que vem, uma resolução conjunta entre a Copel, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai permitir que a os técnicos da Copel façam a retirada de fios clandestinos, ou seja, que não possuem identificação.


Um dos principais tópicos de reclamação dos representantes das empresas de telefonia fixa e internet da cidade é a respeito da falta de comunicação entre elas e o poder público. De acordo com eles, há casos em que o município vai fazer a remoção ou troca de determinada rede de posteamento da cidade, mas não comunica as operadoras para que elas façam a retirada e realocação dos fios. Por isso, com a iniciativa partindo dessas empresas, foi definida a criação de um grupo de WhatsApp com membros de todas as operadoras, da Copel e do poder público.


Novas reuniões sobre o assunto serão agendadas, principalmente para receber sugestões das empresas e para que um possível padrão de identificação nos fios seja definido, já que isso vai poder melhorar o controle e a fiscalização do município. Além disso, como fruto desse cronograma de reunião, será organizado um Decreto Municipal sobre a temática, sistematizando as novas definições e regras.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Economia

Fake News ‘reduz’ transações de Pix

BC revela redução nas operações nos primeiros dias de janeiro; Receita nega intenção de ‘pegar’ pequenos contribuintes Os primeiros dias de janeiro tiveram a maior