Evento inédito na cidade ocorre no próximo domingo, das 8 ao meio-dia, na praça do Centro Cultural
Neste domingo (21), a praça do Centro Cultural de Cambé (rua Otto Gaertiner 210) é sede da 1ª edição da ‘Feira das Mulheres’ do município. Organizado por um grupo de empreendedoras locais, o evento começa às 08 horas e segue até o meio-dia. “No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Mulher Empreendedora, por isso, resolvemos realizar essa feira para que várias mulheres empreendedoras de Cambé possam divulgar o seu trabalho e venderem o seu produto”, explicou uma das organizadoras, a confeiteira Taiana Simão Sanches (27).
Com a pandemia, o número de mulheres empreendedoras cresceu cerca de 40% no Brasil. “Hoje sabemos que muitas mulheres trabalham em casa fazendo artesanato, doces, ou vendem produtos naturais, entre outros diversos serviços. A Feira será uma oportunidade para muitas mulheres que têm vergonha de mostrar o próprio trabalho, se isolam e, até mesmo, se sentem diminuídas por não ter muito apoio”, afirma a empreendedora.
Por ser a primeira vez que o evento será realizado na cidade, a expectativa das organizadoras e das participantes é grande. “Acreditamos que vamos ter uma feira de muito sucesso. Ela está sendo bem divulgada, e espero que seja a primeira de muitas. Até agora nós conseguimos 20 barracas e temos 38 mulheres trabalhando nisso”, informou Taiana. “Na próxima talvez a gente tenha 40, 60 ou até 100 barracas. Temos um sonho grande”, revela.
Além de Taiana, as empreendedoras Rafaela Pires, Tamires Tales e Rejane Peres estão envolvidas nas decisões desse evento que promete ser muito especial. “A Regiane foi a pessoa responsável por conseguir o nosso espaço. Como tem um pouco mais de experiência, está nos ajudando e nos ensinando muitas coisas, sobre como lidar com as participantes, como realizar o evento”, compartilha. “Queremos ajudar as mulheres empreendedoras a crescer e é isso que me deixa mais feliz, o fato de poder dar essa oportunidade e de poder falar sobre como é o nosso trabalho de verdade”, confessa Taiana.
A empreendedora aproveitou para contar um pouquinho sobre o início da sua trajetória profissional que fez ela trilhar esse caminho até o empreendedorismo feminino. “Eu trabalhava em uma empresa fazendo salgados e faz seis meses que estou trabalhando para mim. Faço doces para festa, bolo, brownies, e muitas outras coisas. Quando comecei, achei que ia trabalhar só com salgados, mas hoje cresci muito mais do que imaginava e cada vez me surpreendo mais”, revela.
Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelas quatro empreendedoras acesse o Instagram delas: Taiana (@taianadoces_salgados/); Tamires Tales (@mimos_da_yasmin21/); Rejane Peres (@/rejaneperes_/) e Rafaela Pires (@r_afaelapires/ ).