Empresa de tecnologia e inovação agrícola, a multinacional Syngenta montou o seu maior polo tecnológico estadual no município

O município de Cambé recebeu o maior polo tecnológico estadual da multinacional Syngenta. A cerimônia de inauguração do espaço foi feita na manhã desta quinta-feira (20), na sede da empresa, na Rodovia Celso Garcia Cid, e contou com a presença do prefeito Conrado Scheller, do vice-prefeito Zezinho da Ração, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourdes Maçolla, entre outras autoridades.
O polo tecnológico da Syngenta Brasil busca estreitar a relação entre o que existe de soluções para o campo e desenvolvimento de mercado e o produtor, revertendo problemas em produtividade. Com isso, através da empresa, é feita essa parceria de campo experimental, explorando ferramentas e soluções do campo, disponibilizando estrutura de pesquisa e desenvolvimento e recebendo ainda parceiros, instituições de pesquisa, comunidade e o produtor.
Matheus Parente, responsável pela equipe de desenvolvimento técnico de mercado da Syngenta na região, explica que Cambé será a base de toda a região Sul do País nesse que é maior centro tecnológico da empresa entre os três estados da região. “Cambé se localiza em uma região estratégica, tanto pela transição do Sul para o Sudeste, como pelo clima e cultura. Além disso, é um local já com histórico de pesquisa e desenvolvimento. Temos a Embrapa, Iapar-IDR e outras empresas privadas na região. Realmente, ao nível de campo, a gente tem bastante expectativa em trazer resultados e a Prefeitura foi fundamental. Sempre contamos com esse apoio local e do prefeito Conrado Scheller. Então, aqui pensando do ponto inicial definido até a inauguração, foi simplesmente bem rápido e facilitado conforme o que a gente precisava”, ressaltou.
O prefeito Conrado Scheller explicou que Cambé nunca vai medir esforços para atrair empresas que são beneficiais para o município. “É uma grande alegria poder participar de inaugurações como essa, que beneficiam o cambeense, o produtor rural cambeense e propiciam o desenvolvimento econômico local. Nosso governo se pauta no trabalho, na geração de renda, e trazer polos como esse, que beneficiam toda a região, é um motivo de orgulho para nós”.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Lourdes Maçolla, destacou que os esforços para atração de uma multinacional como a Syngenta contribuem para o desenvolvimento agrícola e econômico de Cambé, e ajuda na otimização e compartilhamento de informações com o produtor rural. “Isso porque a Syngenta é uma empresa que hoje tem várias plataformas inovadoras. Em consequência, a gente fala desse atendimento, todo esse portfólio que eles têm para oferecer para nós, que gera aumento da produtividade agrícola. Isso traz renda para o município, desenvolve a economia local e gera benefícios para todos”, disse a secretária.