Segunda edição do Fórum de Desenvolvimento Estratégico ocorre em Rolândia nos dias 01 e 02 de dezembro em formatos online e presencial
Em 2019, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Rolândia (Codese) fez o seu primeiro Fórum de Desenvolvimento Estratégico: o Futuridade. Por conta da pandemia da Covid-19, que começou em 2020, o planejamento estratégico inicial teve que ser abortado. Com a retomada da vida mais ‘normal’, e diante da grande importância do evento, uma segunda edição do Fórum vai acontecer em Rolândia neste ano, entre os dias 01 e 02 de dezembro. No dia 01, uma quarta-feira, o evento será online e ocorre a partir das 14:00. Já no dia 02, o encontro será presencial, às 14:00, nas dependências da Faculdade Paranaense – Faccar.
O evento conta com a participação do palestrante, Professor Dr. Antonio Aledo Tur, da Universidade de Alicante na Espanha, que esteve no primeiro Futuridade, em setembro de 2019. O professor irá palestrar sobre uma avaliação de impacto social e políticas públicas como uma ferramenta para a sustentabilidade social. No segundo dia, Aledo também vai falar sobre o Plano Estratégico Rolândia 2034. Haverá ainda uma palestra com o Dr. Jacques Demajorovic, mestre em administração pública e governo, que abordará a questão da economia circular e desenvolvimento local, trazendo seus desafios e perspectivas.
“A pandemia mudou diversos cenários, mas todo o conteúdo que vai ser apresentado pelos profissionais terá como base o estudo que foi feito em 2019/2020. É um estudo que vai apresentar diversas nuances e percepções sobre a cidade, nas mais diversas áreas e continua atual”, explica o presidente do Codese, Yuri Alexandre Inez.
Segundo o presidente, o evento tem como objetivo conscientizar as lideranças da cidade a conhecerem o resultado desse estudo que é de grande relevância para Rolândia. “Nós conhecemos os resultados desse estudo, tanto em aspectos econômicos quanto em aspectos sociais. Por isso, é bom todos terem esse conhecimento para que cada um possa analisar isso com base em uma visão compartilhada e, assim, ajudar a construir o futuro da cidade. Esse é o grande objetivo do fórum”, afirma.
O presidente ainda justificou a divisão do evento esse ano, em que o primeiro dia ocorre de modo online e o segundo dia de modo presencial. “O dia primeiro é uma promoção tanto do CODESE quanto departamento de geografia da UEL. Essa é uma palestra-apresentação que interessa para nós, lideranças da cidade, e também é uma apresentação mais genérica, com um assunto de grande interesse, mas não tão voltada para Rolândia. No segundo encontro, que será presencialmente na FACCAR, vai ser apresentado o resultado dos estudos que eles fizeram e especificamente para Rolândia”, revelou Yuri.
As principais lideranças do município devem estar no Futuridade, principalmente no segundo dia de evento. Os interessados em participar podem fazer o cadastro a partir do formulário online (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJO4qvGLZfKbCWICICybxN9g2Lb5zVeEM8ZlG-ERZSDtlZFw/viewform). “Estamos esperando um público de aproximadamente 200 pessoas”, concluiu o presidente.