Começam os reajustes dos servidores

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Economia
  6. /
  7. Começam os reajustes dos...

Rolândia, Arapongas e Prado Ferreira têm da data-base em janeiro; Jaguapitã, em fevereiro, e Cambé e Ibiporã em março

Ano novo também é tempo do reajuste dos servidores públicos municipais e cada cidade tem um mês de data-base, quando se deve dar um reajuste em relação ao ano anterior. Em algumas cidades, há sindicatos que fazem reunião com o Executivo para se chegar a um acordo, mas parece que a maioria dos municípios trabalha com o INPC acumulado, ou pouca coisa acima dele, para dar esse reajuste obrigatório pela lei.

Data-base em janeiro
Em Rolândia, cuja data-base é janeiro, após uma reunião entre o Sisrol (sindicato dos servidores), prefeito e secretários, no dia 13 de janeiro, a administração decidiu conceder reajuste de 4%, aplicado tanto aos salários quanto ao vale-alimentação. Com o INPC acumulado dos últimos 12 meses foi de 3,90%, o aumento real foi de apenas 0,1%. De acordo com o presidente do sindicato, Eduardo Giesen, nenhuma das reivindicações do Sisrol foi atendida.


“Reconhecemos que a reposição evita perda nominal, mas entendemos que a decisão da Prefeitura ficou no mínimo possível, sem enfrentar o problema da defasagem histórica e da valorização do funcionalismo. Seguimos dialogando, com responsabilidade e transparência, e agora vamos avaliar os próximos encaminhamentos da entidade”, afirmou Eduardo.


No dia 20, a prefeitura de Arapongas anunciou o percentual de 5% de reajuste salarial para os servidores públicos municipais para o ano de 2026. Segundo o prefeito Rafael Cita, o percentual, acima da inflação acumulada em 2025, foi definido por meio de reuniões com as secretarias de Finanças, de Governo e de Administração, bem como com o Sindicato dos Servidores Públicos e das Autarquias Municipais de Arapongas e Sabáudia (SISPAMAS).


Como o INPC foi de 3,90%, os servidores de Arapongas tiveram um ganho real de 1,10% em 20026. “Estamos dando um pouco a mais que a inflação para beneficiar os servidores, sem descuidar também do equilíbrio das contas municipais”, salienta o prefeito. “Encaminharemos em breve também essa versão final para os professores e outras categorias. Todas as medidas são fundamentadas na legislação e olhando a questão do aspecto financeiro orçamentário do município, até onde o município pode ir, porque não podemos ser irresponsáveis com as finanças públicas”, argumenta o prefeito.


Já o município de Prado Ferreira ainda não enviou ao Legislativo o percentual de reajuste para seus servidores, apesar da data-base ser também em janeiro. Assim que for enviado e aprovado pelos vereadores e vereadoras, esse valor será pago de maneira retroativa. Jaguapitã tem data-base em fevereiro e os municípios de Cambé e Ibiporã, em março.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Economia

Cambé inicia entrega dos carnês do IPTU 2026

Contribuinte também pode acessar os boletos de forma online; Correios iniciam a distribuição dos carnês físicos nesta semana A Prefeitura de Cambé finalizou o lançamento