Lim Ki-Mo veio no dia 30 de julho, ficou até o dia 01 de agosto e visitou importantes empresas de Rolândia e região
O embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lim Ki-Mo, visitou algumas cidades do Paraná a convite do empresário Heuler Martins, amigo pessoal do diplomata coreano. Lim Ki-Mo esteve em Paranavaí, Ibiporã e em Rolândia, onde ficou por mais tempo e visitou mais locais. A vinda do embaixador visou estreitar relações e buscar mais oportunidades de negócios entre o Brasil e a Coreia do Sul.
No dia 30 de julho, Lim Ki-Mo chegou a Paranavaí e foi até a fábrica da Suco Prat’s, onde foi recepcionado pelo Ceo da empresa, Paulo Pratinha. O diplomata pôde conhecer os processos de produção da companhia, da extração do suco da fruta ao envase e distribuição dos produtos, hoje presentes em todo o Brasil.
No período da tarde do mesmo dia, Lim Ki-Mo foi para Londrina para uma visita ao Hospital do Câncer e conheceu toda a estrutura do local, que foi muito elogiado pelo embaixador. À noite, esteve em Rolândia e foi recepcionado pelo empresário e amigo Heuler Martins, por sua esposa Sabine Giesen e por alguns empresários da região.
No dia 31, o diplomata coreano foi até Ibiporã para conhecer a Gelprime, indústria e comércio de produtos alimentícios, empresa do grupo Vancouros. No mesmo, no período da tarde, a visita se deu à Vancouros, em Rolândia, onde Lim conheceu os processos de produção da empresa, que já tem parceria com o mercado coreano.
Na quinta-feira, dia 1º de agosto, o embaixador Lim Ki-Mo encerrou sua visita ao Paraná com um café da manhã na Pastifício Selmi, também em Rolândia. O diplomata foi ciceroneado na empresa pelo proprietário Ricardo Selmi e pelo gerente Márcio Santiago de Oliveira.
Heuler falou sobre essa vinda do embaixador ao Paraná. “O grupo Vancouros já trabalha com o país coreano e o embaixador quis vir conhecer a empresa e também a Gelprime. Há uma possibilidade de exportação de massas e biscoitos para a Coreia, por isso o interesse em fazer o encontro dele com a Selmi aqui em Rolândia”, pontuou Heuler Martins.
“A relação comercial entre Coreia do Sul e Brasil tem [a movimentação de] aproximadamente 12 bilhões de dólares anuais e continua a aumentar. O Paraná é um estado com grande potencial em diversas áreas e espero que a relação comercial entre Coreia e Paraná possa crescer”, afirmou Lim Ki-Mo.