Centros de Referência da Assistência Social do município agora têm painéis do emprego com ofertas de vaga do Sine todos os dias
A Secretaria de Assistência Social de Rolândia, a Agência do Trabalhador/Sine e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico implantaram um painel do emprego em cada um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. “Os três centros de referência do município têm o painel do emprego. Todos os dias pela manhã haverá a divulgação das vagas disponíveis no Sine, que serão atualizadas nestes painéis”, explicou o secretário de Assistência Social, Diego Silva.
Desta forma, todos os usuários dos CRAS de Rolândia que passarem por atendimento com a Assistente Social terão acesso a essas oportunidades, se houver uma vaga que se enquadre com o seu perfil. “Lá mesmo, no CRAS, essa pessoa poderá realizar o agendamento do atendimento que será feito no Sine”, ressaltou Diego.
Conforme afirmado pelo secretário, o objetivo do projeto é estimular a participação dos cidadãos atendidos pelos CRAS nos processos de seleção de vagas de emprego disponíveis na cidade. “Desse modo, as pessoas em situação de vulnerabilidade social poderão ser inseridas e enquadradas no mercado de trabalho de um modo mais ágil e rápido”, revela.
Conforme explicado por Michele da Silva Pereira, diretora de Proteção Básica, hoje cada CRAS atende uma média de mil pessoas todos os meses, e há uma quantia aproximada de cinco mil cadastros de famílias em cada centro de referência. “Cada CRAS tem uma referência de cinco mil famílias, entre atendimento de cadastro único e famílias já cadastradas no atendimento do Serviço Social”, informa Michele.
O secretário de Assistência Social pontua que esse projeto já está em vigência e há um desejo por parte do governo municipal de transformar isso em política pública. “Queremos transformar isso em política público, pois, mesmo quando passar a administração atual, ou até mesmo a minha gestão, existe uma preocupação para que os próximos continuem com o painel do emprego”, afirma Diego.
Silva também comentou que está elaborando várias ações de incentivo ao emprego, junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Horácio Fernandes Negrão Filho. “A ideia é que futuramente será criado algum programa de governo relacionado a isso, essa é uma pequena ação que estamos fazendo mais já avalio importante porque facilita o acesso ao nosso público atendido pelo Cras”, concluiu o secretário de Assistência.