Município faz parte de um seleto grupo de cidades do Paraná que estão no Susaf-PR; objetivo da Prefeitura em promover o agronegócio familiar
Ibiporã recebeu ao recebeu o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR) na quinta-feira (07). A cerimônia de entrega do certificado, feita pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), aconteceu durante a ExpoLondrina 2024. O evento teve a presença de autoridades locais e estaduais e foi um momento importante para o setor agroindustrial da cidade.
A adesão ao Susaf-PR permite que Ibiporã agora credencie agroindústrias que seguem as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para comercializar seus produtos em todo o estado. Esse sistema, criado em 2013, é voltado para a agroindústria familiar e de pequeno porte, com o objetivo de ampliar o alcance de mercado, fortalecer os serviços de inspeção nos municípios e promover o desenvolvimento da agroindústria local.
Além de estimular a economia e gerar renda para as famílias locais, o Sistema Unificado Estadual contribui para a saúde pública, oferecendo aos consumidores alimentos seguros e saudáveis e prevenindo doenças transmitidas por alimentos de origem animal.
O programa será gerido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA). A equipe técnica da SAAMA será responsável pelo cadastro, acompanhamento e certificação dos produtores que participarem do programa, sob fiscalização da ADAPAR, órgão estadual.
Sobre o Selo Susaf-PR
O Susaf-PR é um sistema criado por lei em 2013 e destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte, que estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo Susaf-PR pode ser concedido a municípios ou consórcios intermunicipais com serviço de inspeção estruturado e garantia de qualidade dos produtos.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir rigorosos programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção, higiene, saúde dos manipuladores, manutenção das instalações e equipamentos, controle de água potável, seleção de matérias-primas e embalagens, controle de pragas e vetores, além de controle de temperatura.
A adesão ao Susaf-PR é um passo significativo para Ibiporã, que agora se destaca ainda mais como um centro de excelência em produção agroindustrial sustentável, promovendo o progresso e a segurança alimentar para todos os cidadãos.