Município inaugurou sua incubadora e aceleradora de startups tecnológicas no último dia 23
Na terça-feira (23), foi inaugurada a ‘IBI-inova’, a mais recente incubadora e aceleradora de startups de base tecnológica de Ibiporã. A Prefeitura formou uma parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculado ao sistema FIEP, e aportou um investimento de mais de R$ 207 mil para a implantação e gestão da incubadora no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), num compromisso de 12 meses.
Um dos palestrantes foi João Pedro Germiniano, analista sênior de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Já a metodologia da incubadora de startups por foi apresentada por Elines Machado da Silva Mainardes (IEL). O evento teve a presença de autoridades do Executivo, Legislativo e regionais, Fabrício Pires Bianchi (da Regional Norte do Sebrae/PR), Henry Cabral (do SENAI), e Marcus Von Borstel (Secretaria Est. da Inovação, Modernização e Transformação Digital – SEI).
Os presentes também puderam visitar o espaço da IBI-inova e ver o ambiente propício para o desenvolvimento de empresas, a geração de renda e o impulso ao crescimento econômico local. As incubadoras e aceleradoras desempenham um papel crucial no apoio a empresas inovadoras, refletindo diretamente na criação de empregos, estímulo à inovação e contribuição para a diversificação da economia.
A IBI-inova é fruto de uma parceria estratégica com o SEBRAE-PR e mostra o comprometimento da Prefeitura em fortalecer o Ecossistema de Inovação. O projeto teve início com um diagnóstico e planejamento estratégico, envolvendo autoridades locais e representantes da sociedade civil de Ibiporã, que analisaram as vocações, potencial e oportunidades do município.
Público-alvo e Talentos
O público-alvo da IBI-inova são estudantes, cientistas, empreendedores, empresas e a comunidade em geral interessada em desenvolver projetos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora. A oferta de atendimento a esse público visa atrair e reter talentos no município, consolidando Ibiporã como um local atrativo para negócios e investimentos em tecnologia e inovação. Essa iniciativa coloca a cidade na rota do desenvolvimento sustentável, fortalecendo o ecossistema empreendedor e consolidando Ibiporã como um polo de inovação na região.