Moradores da da Região Metropolitana de Londrina podem participar da 2ª reunião do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado no dia 31
Os moradores da da Região Metropolitana de Londrina (RML) vão poder participar da 2ª reunião do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da RML no dia 31 de agosto. O objetivo do plano é discutir assuntos que são de interesse de toda a população dos municípios que compõem a RML como Saúde, Educação e Mobilidade Urbana. A audiência, aberta ao público, começa às 14 horas no Auditório da Prefeitura de Londrina (Av. Duque de Caxias, 635 – Centro Cívico).
José Antônio Bahls, secretário de Planejamento de Cambé, explica que o PDUI tem o objetivo de orientar o planejamento e as políticas públicas dos municípios que compõem a RML, principalmente no que diz respeito às Funções Públicas de Interesse Comum (FPIC). “Cambé e Ibiporã apresentam uma conurbação com a cidade de Londrina e que, juntas, têm uma integração direta em diversos assuntos de interesse de toda a região, por isso temos esse plano, já que ele nos ajuda a nortear as ações que não dependem de apenas uma cidade, mas de todas”, ressalta. Cita como exemplo o consórcio de Saúde (Cismepar), o transporte público, a Educação, a mobilidade urbana e o uso compartilhado do sistema viário.
Bahls complementa que, através de um diagnóstico, o PDUI vai propor ações conjuntas entre municípios próximos ou conurbações que são de interesse comum. “E é muito importante que a gente tenha a participação da população, que é afetada diretamente por todos os quesitos abordados no plano”, explica.
Na audiência pública, vão poder participar representantes dos 25 municípios que compõem a RML, tanto de forma presencial quanto remotamente. No auditório da Prefeitura de Londrina, serão disponibilizados 80 lugares para as pessoas interessadas em acompanhar a audiência. As cadeiras serão ocupadas por ordem de chegada. As pessoas que quiserem participar verbalmente da reunião sobre o PDUI vão poder assinar uma lista e terão dois minutos para fazer apontamentos. Quem não quiser falar, vai poder registrar os comentários em uma ficha.
Quem não puder comparecer ao local, mas quiser participar da discussão, também poderá acompanhar nos Centros de Apoio Municipais. Em Cambé, acontece na sala de reuniões da Prefeitura de Cambé, que fica na Rua Otto Gaertner, 65 – Centro. Quem quiser apenas assistir à audiência pública, pode acompanhar pelo canal do Youtube do PDUI, disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCFxO9idobiHo8GhdOIHmI9w.