Dados são da Agência do Trabalhador/Sine Rolândia; grande maioria, 268, é de venezuelanos
Nos primeiro cinco meses do ano de 2024, o município de Rolândia colocou 314 pessoas estrangeiras no mercado de trabalho. Esse número de trabalhadores estrangeiros com emprego tem aumentando no Paraná e chamou a atenção do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
De acordo com a Agência do Trabalhador/Sine Rolândia, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, a cidade teve, de janeiro a maio deste ano, 314 trabalhadores e trabalhadoras com carteira assinada. Os empregados e empregadas são da Venezuela (268), Haiti (27), Cuba (8), Marrocos (2), Colômbia (2), Tunísia (2), Argentina (1), Bangladesh (1), Senegal (1), Angola (1) e Serra Leoa (1).
“Esses números são importantes e mostram a capacidade de geração de empregos que Rolândia possui. Além disso, torna um atrativo para essas pessoas que buscam uma oportunidade de recomeçar suas vidas fora de seus países”, pontuou Wilson Sócio Junior, procurador e secretário de Desenvolvimento Econômico de Rolândia.
Já para o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, além do aspecto econômico, outro fator contribui com o alto fluxo de imigrantes para a cidade. “São as políticas públicas desenvolvidas pelo município. Uma cidade estruturada com serviços essenciais com qualidade e oportunidades de empregos, se torna um referencial para esses estrangeiros”, ressaltou o Maistro.