Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar Crescer aconteceu na sede da Sicredi Agroempresarial PR/SP, em Mandaguari
Na última semana de novembro, foi realizada na Sede da , em Mandaguari (PR), a Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar Crescer, da Casa do Bom Menino (Projeto Crescer), de Arapongas-PR, tornando-se a primeira cooperativa escolar do Sicredi no estado do Paraná.
A cooperativa escolar da Sicredi Agroempresarial PR/SP é uma iniciativa de caráter educativo formada pela união voluntária de crianças e adolescentes que realizam atividades sociais, econômicas e culturais de acordo com seus objetivos comuns, sem fins lucrativos.
O projeto envolve 22 estudantes do Projeto Crescer e amplia as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Na Assembleia de Fundação, foi aprovado o Estatuto Social da Cooperativa, aconteceu a eleição da presidência, do conselho fiscal e do conselho de administração, dentre outros assuntos tratados.
O evento contou com a presença de diversas autoridades do sistema Sicredi, como o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dazenbrock, o presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, Agnaldo Esteves, Vice-presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, José Nialdo Favoretto, Diretor Executivo, Marcelo Filinbert de Bortoli, e Diretor de Operações Cristiano Martinelli. Além dessas autoridades, o Presidente da Casa Bom Menino, Paulo Hermínio Pennacchi, Coordenadora Estratégica e membro do conselho fiscal Casa Bom Menino, Cleide Zanin Penacchi, membros do Conselho de Administração e Fiscal da Sicredi Agroempresarial PR/SP, gerentes de área e colaboradores da cooperativa, pais e convidados dos estudantes, também estiveram presentes.
A aluna Giovana Gasparino Cestari, Presidente da Comissão de Fundação da Cooperativa Escolar Crescer, conduziu as atividades da assembleia, com a apreciação e aprovação do Estatuto Social, apresentação da logomarca da cooperativa, eleição do Conselho de Administração e Fiscal, e subscrição e integralização de capital social.
Maria Clara de Melo Trajano foi eleita como presidente da cooperativa escolar, a aluna Ana Luísa da Cunha Silva, vice-presidente, o aluno Raphael Kauã Faria da Silva, Secretário, e o estudante Matheus Henrique Flejs Rodrigues, Coordenador do Conselho Fiscal.
De acordo com o presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, Agnaldo Esteves, o projeto beneficiará os alunos de forma muito positiva. “Eu fiquei impressionado e muito orgulhoso com essa moçada que está vivendo o cooperativismo desde cedo. Tenho certeza de que a cooperativa escolar trará inúmeros benefícios para a vida deles hoje e no futuro. Estou muito orgulhoso e emocionado”.
Para Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, o projeto é uma iniciativa que forma cidadãos conscientes e comprometidos. “Nós estamos preparando as lideranças do futuro, que se tornarão adultos comprometidos. É muito gratificante ver essas criança muito bem preparadas e com muita coragem para conduzir uma assembleia, realizar votações, falar em público”, disse.
A estudante Maria Clara de Melo Trajano, que foi eleita presidente da cooperativa escolar, afirmou que participar dessa iniciativa torna possível enxergar o futuro no presente e realizar hoje ações que transforme o mundo e as pessoas ao seu redor.