Soja: rolandense ganha prêmio por produtividade

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Economia
  6. /
  7. Soja: rolandense ganha prêmio...

José Luiz Liberatti, da região do Bartira, teve produção de 222,8 sacas de soja por alqueire, a maior dentro da Lar Cooperativa

Thiago Romangnoli, Anderson Machado, José Liberatti e Fabiano dos Santos com o troféu de produtividade

O produtor rolandense José Luiz Liberatti (57), que tem propriedade perto do distrito do Bartira, teve a maior produtividade de soja entre os associados da Lar Cooperativa na safra 2021/22. A produção foi de 222,8 sacas por alqueire, o que levou a Lar a inscrevê-lo, junto com outros produtores, no Comitê Estratégico Soja Brasil (Cebs) 2022, um concurso nacional. Resultado: Liberatti ficou entre as 50 maiores produtividades do Brasil neste ano.


“Selecionamos produtores nas regiões em que a Lar atua (Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), e os convidamos a participar do programa ‘Colher Mais – Inrizza’, em parceria com a Timac Agro”, explica Anderson Rodrigo Machado, gerente da Unidade de Atendimento da Cooperativa Lar de Rolândia. “Eles foram convidados a usar o fertilizante Timac Inrizza e o senhor José Luiz teve a maior produtividade”, ressalta o gerente.


O convite para participar veio tão logo José Luiz Liberatti se associou à Lar, em outubro do ano passado. “Utilizei o Inrizza em uma área de 5,7 alqueires, praticamente uma chácara, e ao lado, uma área com outro fertilizante. Na área sem o Inrizza, produzimos 190 sacas de soja por alqueire, na área com o fertilizantes da Timac Agro, a produção foi de quase 223 sacas por alqueire”, comemorou o produtor rolandense.


Sobre o produto utilizado, Liberatti explicou que começou a ver a diferença já no desenvolvimento da planta. “A soja já brotou de maneira diferenciada do restante da plantação. O visual já mostrava que alguma coisa estava diferente: durante as avaliações feitas, foi visto que a planta tinha segurado mais vagem, tinha engalhado mais, teve um enraizamento melhor. Tudo o que o Inrizza havia prometido”, salientou José Liberatti. O produtor fez questão de lembrar de seu sócio na propriedade: o pai, Laurindo Liberatti (81).


“O Inrizza é uma tecnologia avançada de fertilizantes da Timac Agro, que foi utilizado no programa Colher Mais, que existe desde 2016 em parceria com a Lar”, pontua Fabiano Alves dos Santos, consultor técnico comercial (CTC), da Timac Agro na Regional Norte do Paraná. “Depois da pandemia, viemos com um novo programa, o Colher Mais Inrizza, que é cadastrado junto ao Cesb. Toda área em que há produtividade de mais de 200 sacas de soja por alqueire, chamamos uma equipe do Cesb para fazer uma auditoria. É essa equipe que homologa a participação do produtor no concurso de produção do Cesb”, revela o CTC. “Nosso desafio com o senhor Liberatti foi aumentar mais a produtividade dele, que já era grande”, pontuou Fabiano.


O produtor José Luiz Liberatti recebeu o troféu de maior produtividade da Lar no dia 1º de setembro, em um evento na sede da Cooperativa, em Medianeira. “No dia da colheita, os números já chamavam a atenção de todos. O resultado é que ele tem a maior produtividade de soja dentro da Lar na safra 2021/22”, complementou Thiago A. Romangnoli, agrônomo da Unidade, deu assistência e acompanhou a área do senhor Liberatti, juntamente com o CTC Fabiano Alves.


Se algum produtor se interessar ou quiser saber mais sobre o programa, ou do produto, e se encaixar no perfil técnico, a Unidade de Atendimento da Lar está de portas abertas. “O nosso objetivo com o programa Colher Mais é produzir cada vez mais em parceria com o produtor”, concluiu o gerente Anderson.


A Unidade de Atendimento da Cooperativa Lar de Rolândia fica na avenida Itamaraty 1030; o telefone de contato é o (43) 3156-0721 ou o (45) 9.9151-6029 (Whats).

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Economia

Fake News ‘reduz’ transações de Pix

BC revela redução nas operações nos primeiros dias de janeiro; Receita nega intenção de ‘pegar’ pequenos contribuintes Os primeiros dias de janeiro tiveram a maior