Em consulta pública, 82 dos 126 colégios do Paraná optam pelo modelo: Rolândia e Arapongas terão mais um cada e Cambé, mais quatro
O Paraná terá mais 82 colégios cívico-militares em 2024. Esse foi o resultado da consulta pública realizada nesta semana pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR), em 126 escolas estaduais, o que representa uma aprovação de 65% ao modelo.
Outras 44 comunidades escolares optaram pela manutenção do programa tradicional. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado em 2024. Com as novas unidades, serão 288 colégios nessa modalidade no próximo ano.
Em Rolândia, houve a consulta apenas no colégio estadual Dr. Lauro Tavares, de São Martinho, que se juntará ao Kennedy e ao Villanueva em 2024. Dos dois colégios em consulta de Arapongas, Antonio Racanello Sampaio e Irondi Mantovani Pugliesi, apenas no Irondi venceu o sim. Em Cambé, nos quatro colégios que abriram consulta houve a aprovação: Maestro Andrea Nuzzi, Attílio Codato, Helena Kolody e Manuel Bandeira.