Municípios da região metropolitana de Londrina apresentam diferentes cenários quanto à fila de espera por vagas nos CMEIs

Começo do ano letivo é sempre um momento onde a população – em especial as famílias com crianças pequenas, querem se informar melhor sobre a demanda por vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de seus municípios. Por isso, o JR – Um Jornal Regional entrou em contato com as secretarias de Educação de Rolândia, Cambé, Ibiporã, Arapongas, Jaguapitã e Prado Ferreira para fazer um levantamento a respeito da lista de espera nos CMEIs. Essas filas de espera são para crianças com até 3 anos de idade, cujas vagas não são obrigatórias com para as crianças de 4 e 5 anos.
Em Rolândia, 53 crianças estão na fila de espera para uma vaga no berçário, 212 para a Educação Infantil 1, 207 para a Educação Infantil 2 e 152 crianças para Educação Infantil 3. A Secretaria de Educação do município informou que, a partir do dia 15 de fevereiro de 2025, iniciará o chamamento da lista de espera, seguindo a ordem de pontuação estabelecida pelo Decreto Municipal 8.842/2018 e de acordo com a disponibilidade de vagas nas unidades.
Para garantir a efetiva comunicação, os pais devem manter o cadastro atualizado junto à Secretaria, pois o contato ocorrerá por ligação telefônica e WhatsApp. Os cadastros e atualizações podem ser realizados na Secretaria de Educação (que fica na Rua Soshishi Sasaki, 804, Parque Industrial), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, ou pelo telefone (43) 3906-1010. “Essa lista deve diminuir, pois há crianças que foram embora e continuam com o nome para a vaga. Vamos atualizar isso”, explica a secretária Leise Camargo.
Em Ibiporã, de acordo com a Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Alex Sandra Deruza Benatti, a última lista de espera, referente a dezembro de 2024, apontava 11 crianças aguardando vaga no Berçário 1 (4 meses a 2 anos), três no Berçário 2 (2 anos completos até 31 de março) e três no Maternal (4 anos). São apenas 17 crianças aguardando. Com a chegada de fevereiro, uma nova organização será realizada para considerar as solicitações recentes e as vagas que não foram preenchidas. Somente após essa reavaliação, a Secretaria terá uma lista atualizada de 2025.
Pais interessados em solicitar matrículas ou transferências devem procurar a Secretaria de Educação de Ibiporã dentro dos prazos estabelecidos. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone (43) 3178-8456.
Diferentemente de Rolândia e Ibiporã, Cambé conseguiu zerar a fila de espera pela terceira vez consecutiva. Somente em dezembro de 2024, o município registrou 630 novas matrículas na rede municipal de ensino, divididas entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Apesar do bom resultado, a Central de Vagas segue recebendo matrículas continuamente. Segundo a Secretaria de Educação, os diretores escolares já iniciaram os trabalhos para absorver a nova demanda e organizar novas turmas para o início do ano letivo. Pais interessados devem comparecer à Central de Vagas, localizada no Centro Cultural (Rua Pará, 161), munidos de certidão de nascimento da criança, carteirinha de vacinação, comprovante de endereço e documentos pessoais dos responsáveis.
Em Arapongas, o JR conversou com o secretário de Educação Lino Batista de Oliveira. O secretário revelou que o município tem hoje 1353 crianças, com até três anos de idade, na fila de espera por vagas nos 25 CMEIs de Arapongas. “Mas a demanda é bem grande e por isso o município faz, desde o ano passado, parceria com Centro Infantis privados. Além disso, o prefeito Rafael Cita estuda a ideia da distribuição de volchers para as famílias. Isso vai ajudar a diminuir essa fila de espera”, afirmou Lino. O secretário também falou do constante investimento na construção de CMEIs. Mais informações pelo telefone (43) 3902-1109.
O secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Prado Ferreira, Wilson Herber Filho, informou que o município iniciou o ano letivo sem fila de espera. Segundo ele, havia quatro famílias que desejavam matricular seus filhos em uma escola específica, mas as vagas disponíveis estavam em outro CMEI, localizado do outro lado da pista. “Para resolver a questão, foi realizado um ajuste no transporte escolar, garantindo a matrícula dessas crianças na unidade disponível, eliminando, assim, a fila de espera”, informou o secretário.
A Secretaria de Educação de Jaguapitã esclareceu que a lista de espera que está disponível no site da prefeitura ainda não está atualizada. De acordo com o órgão, algumas crianças já foram chamadas para ocupar as vagas disponíveis, mas ainda não foram retiradas da lista oficial. No Infantil 1, por exemplo, 16 crianças já foram convocadas, enquanto o Infantil 2 ainda possui uma quantidade em espera, que na lista consta como 12 crianças. No Berçário e no Infantil 3, não há fila de espera. Ainda de acordo com o órgão de Jaguapitã, a atualização da lista ocorre apenas após todas as chamadas serem finalizadas, uma vez que esse processo depende da equipe administrativa da prefeitura de Jaguapitã.