As listas de espera por creche nas cidades da região

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. As listas de espera...

Lista de espera por vaga em CMEIs de Cambé surpreende pela pequena quantidade de crianças: são cerca de 100; Rolândia tem 608 em sua lista enquanto Jaguapitã tem lista com 130 crianças e Prado Ferreira, lista com 16 crianças

Cambé tem uma lista de espera de somente 100 crianças para os CMEIs

Mais de 20 mil alunos e alunas da rede municipal das cidades da região voltaram às aulas nos últimos dias. Além dos números de alunos matriculados e estudando, o JR também quis saber sobre a lista de espera por vagas nos municípios de Rolândia, Cambé, Jaguapitã e Prado Ferreira. Para isso, entrou em contato com as secretarias municipais de Educação para saber mais sobre os números da pasta em 2023. Uma surpresa foi saber que a lista de Cambé, que tem 107 mil habitantes, é menor do que a de Jaguapitã, com a população de 15 mil pessoas – dados preliminares do Censo 2022.

Rolândia
Cerca de 7 mil estudantes da rede municipal, divididos em 21 instituições de ensino (12 escolas e 09 CMEIs), voltaram às aulas no dia 1º de fevereiro. São cerca de 5 mil alunos no Ensino Fundamental e 2 mil na Educação Infantil. No município, há apenas uma escola que atende em período integral, a Sebastião Feltrin, que fica na Vila Oliveira.


Lista de espera
Os Centros Municipais de Educação Infantil atendem as crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo obrigatório o atendimento dos 4 aos 5 anos. Há uma lista de espera de cerca de 600 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos – essa lista pode ser acompanhada no site da prefeitura de Rolândia. As pessoas que precisam de uma vaga para essa faixa etária têm de fazer um cadastro para que a criança entre nessa lista de espera. O cadastro é realizado na Secretaria de Educação, 4º andar no Banco do Brasil, na Av. dos Expedicionários nº 291, de segunda a sexta das 07h30 às 17h.

Cambé
Já o município de Cambé teve mais de 10,5 mil estudantes de volta aos bancos escolares municipais na segunda-feira (06): foram 3785 na Educação Infantil e 6747 no Ensino Fundamental. “Na Educação Infantil é um número aproximado porque ainda estamos ainda em período de matrícula”, explicou Estela Camata, secretaria de Educação e de Cultura de Cambé.


Mesmo com esse exército de mais de 3,7 mil alunos, há uma lista de espera de apenas 100 crianças no cadastro do da Educação Infantil. “Fechamos o ano de 2022 com um cadastro de aproximadamente 1000 alunos. Nós antecipamos as matrículas dos CMEIs para dezembro e matriculamos a todos. Essa lista de espera de 100 crianças são as que apareceram em dezembro e janeiro”, ressaltou Camata.


Em Cambé, são 44 Unidades Educacionais Municipais, divididos em 27 CMEIs e 17 escolas. “Para diminuir a lista, mantivemos o período Integral para as turmas que já estavam nele. Também mantivemos integral o Infantil (berçário) e parcializamos as turmas novas do Infantil 1, 2 e 3”, pontuou Estela Camata. Hoje, Cambé conta com 18 CMEIS que atendem em período integral.

Jaguapitã
O município de Jaguapitã conta com duas escolas, a Professor Newton Guimarães e a Paulo Freire, e com quatro centros municipais de educação infantil (CMEI), além de um centro de educação Infantil (CEI). São mais de 2,5 mil alunos e alunas matriculados na rede de ensino de Jaguapitã: 1693 no Ensino Fundamental e 845 na Educação Infantil.


Lista
Já a lista de espera, que está disponível no site da Prefeitura, tinha 130 crianças na terça-feira (07): 31 para o Infantil (berçário), 65 para o Infantil I e 34 para o Infantil II. Não há lista de espera para o Infantil III já que para essa faixa etária a matrícula não é obrigatória.


Prado Ferreira
Prado Ferreira tem um total de 488 alunos e alunas: 326 no Ensino Fundamental e 162 na Educação Infantil. Já a lista de espera por vagas no CMEI está com 16 crianças, mas 11 devem estar na escola em março, com a abertura de uma turma para alunos de 3 anos. Assim, apenas 5 crianças de 1 ano ficarão na lista de espera neste ano no município.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Cambé: iniciadas as matrículas para 2025

Secretaria de Educação e Cultura já iniciou as matrículas para ano letivo de 2025 na Educação Infantil, Fundamental e EJA A Secretaria de Educação e

Educação

Grupo Nhande Marandu intensifica ações

Projeto cultural afro-indígena do Colégio Kennedy tem atividades e ações durante todo o ano, mas que se intensificam durante o mês da ‘Consciência Negra’ O