Os alunos aprenderam mais sobre reciclagem e por meio deste material confeccionaram cartões para o Dia dos Pais
Alunos do 5º ano da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, do distrito do Bartira, em Rolândia, aprenderam, na prática, sobre a importância de preservar o meio ambiente, reciclar e reaproveitar materiais. Uma atividade desenvolvida pela professora Márcia Adriana Maroneze fez com que as crianças descobrissem o caminho da reciclagem, e as possibilidades que essa atitude sustentável pode oferecer.
“Fizemos este trabalho em parceria com o Ministério Público do Trabalho. As crianças recolheram o lixo do distrito, separaram todo material reciclável que havia sido jogado no chão, em alguns casos até por eles mesmos. Posteriormente reciclamos papéis já usados de livros que seriam descartados. As crianças aprenderam sobre o trabalho de trituração de mistura e o desenvolvimento da folha e, a partir daí, fizeram o cartão para o Dia dos Pais”, conta a professora Márcia Adriana.
O aluno Carlos Henrique compartilhou um pouco de como foi esse trabalho de recolher os lixos. “Teve um momento em que a gente viu uma rua bem cheia de lixo, e a aí a gente descobriu que nosso bairro está poluído, pois muita gente não joga o lixo nas lixeiras de maneira corretas, então nós recolhemos o papel e colocamos na lixeira certa”, conta.
Carlos também relatou o que foi feito posteriormente ao recolhimento dos materiais. “Fizemos a trituração e depois vimos como ele virava um papel e fizemos um cartão para o Dia dos Pais. Eu gostei bastante”, afirma. O aluno Marcos também gostou muito da experiência e contou qual foi a lição que aprendeu. “Aprendi que precisamos preservar a natureza, os animais, e também a água dos nossos rios”, ensina.
A escola Nossa Senhora Aparecida, dirigida por Petegan Picotti Moraes e que tem a pedagoga Rosinei Batistela Muller, sempre tem o foco de desenvolver trabalhos de educação ambiental. “Além de manter as crianças engajadas com o assunto, os trabalhos unem uns aos outros, e à família”, resume Rosinei.
“Os alunos e alunas adoraram fazer esse projeto e acredito que é um algo que representa muito do que nós estamos vivenciando agora em relação aos cuidados com o meio ambiente. O que ensinamos neste momento para nossas crianças vai ficar para eles usarem no futuro”, conclui Rosinei.