Cambé tem Ideb acima da média do país

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Cambé tem Ideb acima...

Município tem alta na nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, com média acima da nota nacional em 2023

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2023 – o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação do Brasil e é divulgado a cada dois anos. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o município registrou nota 6,7, igualando a média estadual e superando a nacional.


Criado em 2007 pelo MEC, o índice cruza duas informações e apresenta resultados em uma escala que vai de 1 a 10. A média é feita a partir da taxa de aprovação ou fluxo escolar, com a porcentagem de alunos que não repetiram de ano; e também as notas do Saeb, uma prova com questões de português e matemática feita por estudantes do 2º, 5º e 9º do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio.


Saltos
Cambé registrou um salto de 6,2, em 2021, para 6,7 em 2023, considerando os anos iniciais do ensino fundamental. No mesmo recorte, o Ideb nacional foi de 6. Já o estado também teve média 6,7, com aumento de 0,1 em relação há dois anos. O Paraná ainda foi líder dos estados, acima de Ceará (6,6) e São Paulo (6,5), por exemplo.


Estela Camata, secretária de Educação e Cultura de Cambé, ressalta que a conquista merece ser celebrada por se tratar de uma rede de educação grande, com mais de sete mil alunos só no ensino fundamental; e também pelo recorte histórico, pós-pandemia. A secretária afirma que Cambé foi um dos primeiros municípios do Paraná a retomar as aulas presenciais, não medindo esforços para que os alunos voltassem a ter o contato apropriado com a educação de forma segura, e isso se refletiu no índice.


“Estávamos na expectativa do resultado e ficamos satisfeitos. Nós demos um salto grande na nota e, principalmente, por ser o resultado pós-pandemia. Temos uma rede grande, onde trabalhamos muito para alcançar esse índice positivo, com foco na formação continuada dos nossos professores e gestores escolares, e muitos investimentos na educação. Tudo isso demonstra todo o esforço e o comprometimento desta gestão. Também só tenho que parabenizar toda a rede os assessores pedagógicos, toda a equipe da Secretaria de Educação, os gestores escolares, professores e profissionais de educação que atuam nas escolas e os pais também que se envolvem e se comprometem com a educação dos seus filhos. Escola e família caminham juntas nesse processo. Realmente estamos satisfeitos e já começando a planejar e analisar os resultados e como podemos melhorar para o próximo Ideb”, concluiu Estela.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Alunos de volta às salas de aula

Mais de 11 mil alunos foram recebidos com frutas e brincadeira na volta às aulas em Cambé na quinta erminadas as férias de julh, as

Educação

APAEs organizam protestos

Conselho Regional das APAEs da região de Londrina decide por dois dias de mobilização contra ameaça às escolas especializadas Na quinta (26), o Conselho Regional