Pesquisar
Close this search box.

Colégio José Herions recebe Kit de Robótica

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Educação
  6. /
  7. Colégio José Herions recebe...

A iniciativa faz parte do programa Robótica Paraná, lançado no final de agosto em todo o estado; aula inaugural será nesta terça

Alunos do colégio têm o primeiro contato com o Kit de Robótica

Entre as mais de 100 instituições que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Londrina, o Colégio Estadual Padre José Herions de Rolândia, ficou entre os 14 contemplados para receber kits de robótica que fazem parte do programa “Robótica Paraná”, lançado pelo governo do Estado em agosto.

Aula inaugural – “A ideia dessas aulas do projeto é ser feita em contraturno para os alunos do Ensino Médio e o objetivo é desenvolver programação por meio de jogos e robôs. As aulas começam nesta terça-feira, quando será feita a aula inaugural com os alunos, e já separamos uma sala na escola para deixar todos esses equipamentos”, explica Diogo da Silva, diretor do Colégio Padre José Herions.

Além de Rolândia, colégios da rede estadual de ensino de 30 municípios das regiões Sudoeste, Campos Gerais e Norte Pioneiro do Paraná receberam os kits educacionais de robótica. No total, o Governo do Estado está entregando mais de 2.500 kits, dez para cada escola. Eles vão atender mais de 250 colégios em um investimento de R$ 9,1 milhões.

Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduínos, por exemplo. Para facilitar o processo de aprendizagem, os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Alguns exemplos são braço robótico, irrigador automático e projeto semáforo. Todos os materiais estão disponibilizados no site do Robótica Paraná.

“É um projeto muito importante que vai oportunizar que nossos alunos tenham contato com esse tipo de conteúdo em relação à programação. A gente percebe que existe uma demanda muito grande no mercado de trabalho nesse setor e é necessário ter uma noção prévia para que se estabeleça uma relação entre mercado de trabalho e mão de obra”, afirmou o diretor.

A cerimônia de recebimento desses kits contou com a presença do diretor, de colaboradores e alunos do José Herions, da secretária de Educação Leise Camargo, do vice-prefeito Marcio Vinicius e de vereadores da Câmara.

“O objetivo principal do projeto é promover a capacitação para os nossos alunos terem noção de programação por meio dos processos de tecnologia. Depois eles aplicam tudo isso no método de robotização, levando esse conhecimento para o mercado de trabalho adquirido por meio das aulas, das cartilhas e das atividades que os professores vão desenvolver em sala”, concluiu Diogo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Educação

Cambé: iniciadas as matrículas para 2025

Secretaria de Educação e Cultura já iniciou as matrículas para ano letivo de 2025 na Educação Infantil, Fundamental e EJA A Secretaria de Educação e

Educação

Grupo Nhande Marandu intensifica ações

Projeto cultural afro-indígena do Colégio Kennedy tem atividades e ações durante todo o ano, mas que se intensificam durante o mês da ‘Consciência Negra’ O